Eleição suplementar de Palhano acontecerá em 5 de fevereiro de 2023
A vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito de Palhano ocorreu em decorrência do falecimento de ambos
O Município de Palhano, na Região do Vale do Jaguaribe, terá eleição indireta para escolher o novo prefeito que irá cumprir o restante do atual mandato. O comando do Executivo, após a morte do prefeito Chico do Joaquizinho, está nas mãos da presidente da Câmara de Vereadores, Joelma Xavier de Oliveira. Joaquizinho era vice e assumiu o cargo com a morte, no mês de abril de 2021, do prefeito Dinho do PT, vítima da Covid-19.
Joelma administra a Prefeitura desde o último final de semana após o afastamento de Joaquizinho que, no sábado, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e, nessa quinta-feira, veio à óbito. O mandato de Joelma Xavier na Presidência da Câmara vai até o dia 31 de dezembro e, no dia primeiro de janeiro de 2023, o cargo será ocupado pelo vereador Simplício Galvão Santiago.
Com essa troca de comando no Legislativo, Simplício, automaticamente, assume a Prefeitura, ficando, também, com a missão de convocar a eleição indireta para escolher o gestor que irá cumprir o restante do mandato até 31 de dezembro de 2024.
Outra leitura política que é feita, mas com questionamentos jurídicos, é que a atual prefeita Joelma Xavier poderá, também, convocar a eleição indireta e ser candidata ao Executivo. As dúvidas geram conflitos políticos na pequena cidade do Vale do Jaguaribe.
A eleição indireta é realizada pela Câmara de Vereadores e acontece quando faltam menos de dois anos para encerramento do mandato. Faltam menos de 30 dias para a segunda metade do atual mandato e, nessa situação, não há tempo para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) preparar e realizar uma eleição direta para escolha do novo prefeito. Essas circunstâncias levarão a Câmara de Vereadores eleger o prefeito tampão.
Fonte: TRE – Ceará