O crime compensa: Sérgio Cabral deixará a cadeia
Preso desde 2016, o ex-governador do Rio de Janeiro deve sair da cadeia nesta segunda (19) após decisão do STF que determinou a sua soltura. Defesa diz que ele ficará em imóvel em Copacabana.
Preso desde 2016, o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral teve a decisão que o mantém na cadeia revogada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Com isso, ele deve ser solto nesta segunda-feira (19) para cumprir a prisão em regime domiciliar. Ele ficará em um imóvel da família em Copacabana, na Zona Sul.
Em novembro de 2016, ele teve a prisão preventiva decretada pelo então juiz Sergio Moro em um processo da Operação Lava Jato que tramitava na Justiça Federal no Paraná.
A suspeita é que ele comandava uma organização criminosa que fraudava licitações e cobrava propina de empreiteiras. O ex-governador é acusado de receber suborno em um contrato de terraplanagem do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, da Petrobras.
Ao longo do processo, ele chegou a admitir o recebimento de valores indevidos em diversos contratos assinados durante seus dois mandatos como governador, entre 2007 e 2014.
Pela legislação, alguém só pode ser considerado culpado e começar a cumprir pena após ter uma condenação transitada em julgado, isto é, quando o processo já passou por todas as instâncias e não cabe mais recurso.