Calendário do futebol brasileiro 2023 já está definido

O projeto cria o Sistema do Futebol Brasileiro, mediante tipificação da Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
Compartilhe

Copinha, estaduais e Supercopa do Brasil serão já em janeiro; Mundial e Libertadores em fevereiro

A Copa do Mundo terminou há menos de uma semana, mas o torcedor brasileiro não vai passar muito tempo em abstinência de futebol. Após as semanas dedicadas às festas de Natal e Réveillon, já haverá bola rolando a partir do segundo dia do novo ano.

A primeira segunda-feira do ano já será de futebol com o início da 43ª edição da Copa São Paulo de Juniores, que contará com a participação de 128 clubes de todos os estados do País. No ano passado, o Palmeiras, que contava com o atacante Endrick no elenco, levantou o título na final contra o Santos. O maior campeão é o Corinthians, com 10 conquistas.

A Copa do Nordeste será a primeira competição profissional a ser disputada no Brasil em 2023, com a realização da sua fase classificatória nos dias 5 e 8 de janeiro. Serão 16 clubes buscando as últimas quatro vagas para a fase de grupos, que terá início no 22.

Os duelos da pré-Copa do Nordeste

  • Vitória x Cordino
  • Jacuipense x Altos
  • CSA x Potiguar de Mossoró
  • América-RN x Moto Club
  • Confiança x Sousa
  • Ferroviário x ASA
  • Santa Cruz x Caucaia
  • Botafogo-PB (5º) x Retrô (12º)

Entre os principais estaduais do Brasil, o Campeonato Pernambucano é o primeiro a começar. Já no dia 7 de janeiro a bola rola para a competição que este ano está maior, com 12 equipes. O Náutico tentará o tricampeonato, algo que não consegue desde os anos 60. O último título do Sport foi em 2019 e do Santa Cruz em 2016.

O Campeonato Baiano de 2023 terá a participação de dez equipes e com a dupla Bahia e Vitória querendo quebrar o domínio do Atlético de Alagoinhas, atual bicampeão, em duas finais contra time também do interior: Bahia de Feira em 2021 e Jacuipense este ano. A última vez que a dupla Bavi decidiu o título foi em 2018.

No dia seguinte, a bola começa a rolar em mais quatro estaduais: Alagoano, Goiano, Maranhense e Potiguar. Todos com representantes das Séries A e B do Brasileiro. No Alagoano, desde 2015 os títulos se revezam entre CRB e CSA. No Goiano, o Atlético-GO levantou três das últimas quatro edições, enquanto o Goiás persegue o título desde 2018 e o Vila Nova, desde 2005. No Maranhense, o Sampaio Corrêa tentará o tetracampeonato, enquanto no Potiguar, o ABC buscará o seu 58º título.

O Campeonato Carioca começa com um jogo antecipado da 5º rodada. Por conta da viagem para a disputa do Mundial de Clubes, o Flamengo abre a competição no dia 12 de janeiro, contra o Audax, no Maracanã. Já a primeira rodada está marcada para o dia 15, com Fluminense, Vasco, Botafogo e novamente o Flamengo em campo.

O segundo fim de semana do ano marca o início oficial da temporada no futebol brasileiro, de acordo com o calendário da CBF. No sábado, têm início os Campeonatos Catarinenses e Paranaense. Em Santa Catarina, o último campeão foi o Brusque. Já no Paraná, o Coritiba ficou com a taça em 2022 e encerrou um jejum de quatro anos. Já o Athletico venceu pela última vez em 2020.

Competição de futebol mais antiga do Brasil, e estadual mais rico do País, o Campeonato Paulista dá o seu pontapé inicial no dia 15 de janeiro. Serão 16 equipes na disputa, com o Palmeiras buscando o bicampeonato. Neste século, o título fugiu dos quatro grandes apenas três vezes, duas com o Ituano (2002 e 2014) e uma com o São Caetano (2004).

Com o Fortaleza buscando o inédito pentacampeonato, o Campeonato Cearense tem início no dia 15 com a participação de dez equipes. Rebaixado para a Série B, o Ceará busca justamente quebrar a sequência do maior rival. A última vez que o título escapou da dupla foi em 1995, com o Ferroviário.

Os três últimos campeonato estaduais, com representantes nas Séries A e B, a começar são o Mineiro, Gaúcho e Mato-grossense. Em Minas, o Atlético busca o tetra, mas agora com a concorrência do Cruzeiro, de volta à elite nacional. Já no Rio Grande do Sul, o Grêmio vai em busca do hexa, com o Inter no jejum desde 2016. E no Mato Grosso, o Cuiabá tentará o sexto título nos últimos sete anos.

Retomada em 2020, a Supercopa do Brasil, que reúne o último campeão brasileiro e da Copa do Brasil será decidida no dia 28 de janeiro entre Palmeiras e Flamengo. O local, no entanto, ainda não foi definido, com a CBF analisando propostas para levar a partida para os Estados Unidos ou a Arábia Saudita.

Por conta da Copa do Mundo, o Mundial de Clubes, realizado geralmente no final do ano, precisou ser transferido para fevereiro, com a disputa dessa vez ocorrendo no Marrocos. A edição contará com as presenças do Flamengo, Real Madrid, Seattle Sounders, Auckland City, Wydad Casablanca e Al-Ahly. O representante da Ásia ainda não é conhecido.

Como nos últimos anos, a competição começa com sua fase classificatória dividida em três etapas, mas com os brasileiros Atlético-MG e Fortaleza só entrando em campo na segunda, contra Carabobo-VEN e Deportivo Maldonado-URU, respectivamente.

A fase de grupos terá início no dia 5 de abril e já conta com as presenças de Flamengo, Athletico Paranaense, Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians. O sorteio dos grupos será no dia 22 de março.

Com representantes dos estados das regiões Norte e Centro-oeste, a Copa Verde chega em sua 10ª edição em 2023, com início previsto pela CBF para o dia 18 de fevereiro, se estendendo até o início de maio. O Paysandu é o atual e também o maior campeão, com três títulos. E assim como o Papão, o vencedor da edição garante vaga na terceira fase Copa do Brasil 2024.

Competição mais democrática do Brasil e que nos últimos anos se notabilizou também por pagar as maiores premiações, a Copa do Brasil terá início no final de fevereiro, com os dois jogos da final ocorrendo em dois domingos de setembro (uma novidade). A CBF ainda fará o sorteio dos primeiros jogo, mas os times da Libertadores seguem entrando já na 3ª fase. O Flamengo é o atual campeão.

A Copa Sul-Americana começará com uma fase classificatória com jogo único eliminatório com clubes dos mesmos países, à exceção de brasileiros e argentinos que entram direto na fase de grupos (que ainda serão sorteados). O Brasil será representado por São Paulo, América-MG, Botafogo, Santos, Goiás e Bragantino

Com clubes de 12 estados do Brasil, a Série B terá início no dia 15 de abril com a 38ª rodada agendada para o final de novembro. As novidades ficam por conta de Atlético-GO, Juventude, Avaí e Ceará, rebaixados na atual temporada e de ABC, Mirassol, Vitória e Botafogo-SP, que subiram da Série C.

O Campeonato Brasileiro tem início no dia 16 de abril e vai até a primeira semana de dezembro. E terá o reforço de Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia que juntos reúnem 10 títulos da competição. Nos últimos cinco anos, apenas Flamengo, duas vezes, Palmeiras, duas vezes, e Atlético-MG foram campeões.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content