Elmano reconhece fracasso de Camilo no combate as facções
Poucos dias depois ter anunciado que os Policiais Penais passaram a ser vigiados por câmeras, o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), promete ‘presença permanente’ da polícia em áreas dominadas por facções.
Em entrevista o governador Elmano de Freitas detalhou nesta terça-feira (3) como colocará em prática promessas de campanha na questão da segurança pública, reconhecendo o fracasso da gestão de Camilo Santana na área.
O combate à criminalidade tem sido um dos pontos mais cobrados pela população cearense. O ex-governador e padrinho político de Elmano, Camilo Santana, enfrentou diversas crises no campo da segurança pública.
Nos dois mandatos do petista, o Ceará enfrentou uma escalada de violência, com aumento do número de homicídios e com bairros inteiros dominados por facções criminosas.
O número de mortes violentas teve altos e baixos durante a gestão. Foram 4.019 assassinatos em 2015, primeiro ano de governo, número que chegou a seu ponto mais alto em 2018, com 4.518 mortes violentas.
No ano seguinte, o indicador chegou ao seu patamar mais baixo, mas explodiu em 2020, quando o governo Camilo Santana enfrentou um de seus capítulos mais críticos com a eclosão de um motim de policiais militares.
O então governador puniu os policiais amotinados e travou uma batalha política com este setor, o que incluiu uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) na Assembleia Legislativa para investigar o financiamento de entidades que estiveram envolvidas no motim.
Para lidar com a situação atual Elmano afirmou que terá células do estado em regiões onde atualmente facções dominam.
“Vamos enfrentar as organizações criminosas. Temos que garantir e a retomada de território. O estado comanda o território. Estamos instituindo o comando da Polícia Militar como forma de prevenção. Vou colocar Polícia Militar dentro dos conjuntos habitacionais. Para a polícia ficar lá de forma permanente. Não vamos aceitar de maneira alguma organização criminosa expulsar famílias de suas casas”, afirmou.
Ainda de acordo com o governador:
“Temos que garantir a retomada de território e vamos garantir que o estado retome o comando de territórios dominado por facções”, disse Elmano. Policiais estarão presentes nas áreas onde facções dominam regiões. Elmano também prometeu concurso para Polícia Civil e convocação de aprovados em concurso da polícia.
Conforme Elmano, após a chegada do secretário Mauro Albuquerque, o Ceará retomou o controle dos presídios; antes, segundo o governador, os presidiários ordenavam crimes de dentro das celas. Os policiais penais passarão a usar câmeras no uniforme. O governador afirmou ainda que determinou apuração das denúncias de tortura contra presos.
ANTIGAMENTE
“O Governo do Ceará é frouxo e não tem coragem”, diz Tasso sobre as facções.
Com um discurso de franco-atirador, o PSDB do Ceará lançou a chapa de candidatos para as eleições majoritárias deste ano. Durante a convenção do PSDB, que oficializou o general Guilherme Theophilo (PSDB) candidato ao Governo do Estado, ainda sem vice definido, a principal liderança do partido, o senador Tasso Jereissati (PSDB) fez duro discurso contra o governador Camilo Santana (PT).
“Temos hoje o Estado do Ceará dominado pelas facções criminosas. E não é que elas estejam em toda parte. Elas dominaram o Estado do Ceará. E são mais fortes do que o Governo do Ceará porque o Governo do Ceará é frouxo e não tem coragem”, disparou. A convenção foi realizada no ginásio do colégio Ari de Sá no Centro de Fortaleza.