10 invenções da última década que mudaram o setor de tecnologia

Compartilhe

A tecnologia continua mudando e evoluindo. Nunca deixa de nos surpreender. Cada vez que surge algo novo, ficamos boquiabertos

Realidade aumentada

Já ouvimos o termo realidade virtual várias vezes no passado. É uma tecnologia com a qual você tem a sensação de estar em um lugar diferente com um ambiente completamente diferente.

No entanto, ao contrário da realidade virtual, a realidade aumentada não exige que você iniba um ecossistema completamente diferente.

No entanto, ele sobrepõe os segmentos virtuais no mesmo ecossistema que o seu, ou seja, no seu ambiente natural.

Esses objetos sobrepostos são vistos apenas pelo usuário, o que dá ao usuário uma noção de como seria originalmente se os objetos estivessem presentes fisicamente.

Algumas aplicações populares de realidade aumentada incluem Google Skymap e PokemonGo .

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial começou a marcar presença em todas as áreas da tecnologia. A última década viu a penetração da IA ​​em quase todos os setores de avanço tecnológico , seja uma nova plataforma ou um novo dispositivo.

Embora a IA não seja nova no mercado, os vários sub-ramos da IA ​​passaram por muitas mudanças e avanços na última década. Por exemplo  biometria.

Internet das Coisas

IoT é um acrônimo para a Internet das Coisas. A IoT mudou a forma como as empresas funcionam. A IoT mudou especialmente a maneira como a indústria de manufatura funciona e é monitorada.

Junto com a indústria de manufatura, a IoT também marca presença em aplicações como casas inteligentes, um conceito em que todos os eletrodomésticos da casa estão conectados e podem ser controlados remotamente.

A IoT também encontra aplicações na indústria médica. Ele pode ser usado para monitorar remotamente a pressão sanguínea, frequência cardíaca, etc. de um paciente. A IoT também é usada em dispositivos de monitoramento de saúde, como marca-passos.

Impressão 3D forte

Embora a impressão 3D exista há anos, a última década viu a introdução da impressão 3D no mercado. Agora podemos encontrar peças de metal impressas em 3D e até órgãos.

A tecnologia de impressão 3D provou ser de grande conveniência no mercado.

Por exemplo, não há necessidade de enviar uma determinada peça de um local para outro, os arquivos de design podem ser enviados com segurança e, no local, o objeto de metal pode ser impresso conforme necessário com a ajuda de impressoras 3D e os arquivos de design .

Visão Computacional

A visão computacional é um subcampo da inteligência artificial que lida com a capacidade dos computadores de adquirir, processar e analisar imagens, extrair dados úteis de imagens , encontrar padrões semelhantes em várias imagens, etc.

Nos últimos anos, a visão computacional é usada em aplicações como câmeras de vigilância, inspeção de produtos na linha de produção quanto a defeitos, reconhecimento e detecção de objetos, detecção de movimento, reconhecimento de caracteres, etc.

Tela sensível ao toque e display infinito

Embora a tecnologia de tela sensível ao toque tenha sido patenteada pela primeira vez na década de 1970, somente nos últimos anos a tela sensível ao toque ganhou importância comercial.

Hoje, as telas sensíveis ao toque são uma característica crucial de todos os dispositivos do mercado.

Desde os nossos telemóveis aos sistemas de navegação no tablier dos nossos carros, todos estão equipados com ecrãs tácteis que nos facilitam o acesso aos sistemas.

O termo mais recente que encontramos a esse respeito é “exibição infinita”. Todo dispositivo com tela sensível ao toque tem uma proporção de tela para corpo.

O mesmo se aplica aos visores infinitos, no entanto, esses tipos de visores visam reduzir essa proporção ao máximo possível.

Sites de financiamento coletivo

O modo de financiar um projeto levantando pequenas quantias de dinheiro de um grande número de pessoas é chamado de crowdfunding.

Tradicionalmente, você teria que passar dias a fio revisando sua papelada e preparando-a para mostrá-la a potenciais investidores e tentando convencê-los a investir em você.

Com o crowdfunding, você apresenta seu caso e sua ideia a vários investidores em potencial, economizando tempo e energia.

O conceito de crowdfunding foi trazido para a internet por um site chamado Kickstarter . Vários sites semelhantes, como GoFundMe, RocketHub, Crowdrise, etc., seguiram o exemplo.

computação em nuvem

A computação em nuvem nos fornece uma série de recursos, como um banco de dados centralizado, análise de dados, facilidade de acesso em grandes localizações geográficas, aluguel de serviços fora da nuvem, etc., entre outros.

Isso tornou a computação em nuvem uma solução muito conveniente para os principais problemas de negócios e tecnologia.

Embora a computação em nuvem não seja uma ideia ou tecnologia nova, apenas na última década a computação em nuvem está sendo desenvolvida e usada em sua capacidade total.

robôs parecidos com humanos

O campo da robótica sofreu uma reviravolta com a introdução de robôs semelhantes a humanos.

Esses robôs são capazes de mostrar o comportamento humano , como andar, sentar e até mesmo tarefas como jogar badminton.

O mais recente avanço neste campo vem com a revelação de Sophia , o robô humanoide que dizem ter capacidades de pensamento semelhantes às humanas.

Rede social

As redes sociais mudaram a forma como reagimos com as pessoas. Sites de redes sociais como Facebook , Twitter , Google+ , etc., nos forneceram uma plataforma para expressar nossas opiniões e interagir com as pessoas, criar nossa presença na web etc.

Sites de redes sociais também são usados ​​para expandir os negócios para atingir um público amplo ao mesmo tempo.

Esta não pode ser considerada uma lista abrangente de todos os maravilhosos avanços tecnológicos que a década nos ofereceu.

Mesmo que comecemos a listar as coisas, quando chegarmos ao final, haverá algo novo no mercado e a lista continuará.

Tudo o que podemos fazer é tentar nos manter atualizados e atentos ao que está por vir para nos surpreender.

Fonte: Yourtechdiet.com

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content