Supremo forma maioria para manter governador do DF afastado
STF começou a analisar nesta quarta (11) decisões do ministro Alexandre de Moraes após ataque de bolsonaristas. Prisões de secretário e ex-comandante da PM também são avaliadas.
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta quarta-feira (11) maioria para manter decisões do ministro Alexandre de Moraes tomadas em decorrência do vandalismo promovido por radicais em Brasília, entre elas o afastamento de Ibaneis Rocha do cargo de governador do Distrito Federal por 90 dias.
Também foi formada maioria para manter a determinação de prisão preventiva do ex-secretário de Segurança do DF Anderson Torres e do ex-comandante da PM do DF Fábio Augusto Vieira.
O Supremo começou a julgar as decisões nesta quarta-feira (11) no plenário virtual. Além do próprio Moraes, votaram a favor das medidas os ministros:
- Gilmar Mendes
- Edson Fachin
- Cármen Lúcia
- Dias Toffoli
- Luís Roberto Barroso
- Luiz Fux
- Ricardo Lewandowski
Também estão sob análise do plenário medidas de investigação tomadas horas depois dos atos de violência na Praça dos Três Poderes.
O julgamento deve terminar às 23h59, mas pode ser interrompido por pedidos de vista (mais tempo para análise) ou de destaque (julgamento presencial).
O plenário virtual é um formato de deliberação em que os ministros depositam os votos em uma página eletrônica da Corte.