EUA criam aplicativo para facilitar asilo de imigrantes
A tecnologia já começou a ser usada na fronteira dos Estados Unidos com o México. A proposta é organizar a chegada dos imigrantes e facilitar o processo de triagem.
Um aplicativo criado pelo governo americano para facilitar o pedido de asilo começou a ser usado na fronteira dos Estados Unidos com o México. A proposta é organizar a chegada dos imigrantes, que vêm principalmente da América do Sul e da América Central, fugindo de situações de risco em seus países, e ajudar o processo de triagem.
O imigrante faz um cadastro e, depois, quando já está na fronteira, recebe autorização do aplicativo para finalizar o pedido de agendamento com as autoridades de imigração. De fato, os primeiros imigrantes que entraram nos Estados Unidos pelo novo sistema disseram que o processo foi organizado e até tranquilo, mas outros estão encontrando dificuldades.
Como o aplicativo obriga o imigrante a ter um smartphone e muitas pessoas que tentam cruzar a fronteira vivem abaixo da linha de pobreza nos seus países, organizações humanitárias dizem que o próprio app já é uma triagem, porque nem todos vão ter acesso à tecnologia.
O agendamento com as autoridades americanas é só o primeiro passo para um longo processo de avaliação de caso a caso. O sucesso no agendamento não significa uma autorização pra ficar no país.