Ceará recebe 20 novas ambulâncias do Samu nos 15 anos de atuação do serviço

Compartilhe

Em solenidade dos 15 anos de atuação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará, o Governo do Ceará fez a entrega de 20 novas ambulâncias nesta terça-feira, 31. O evento ocorreu na unidade do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), na avenida Presidente Castelo Branco, em Fortaleza. 

O governador Elmano de Freitas também adiantou, durante a cerimônia, que pretende entregar mais 35 novas ambulâncias do Samu, intensificar as campanhas de vacinação e promover mutirões de cirurgias no Estado.

As ambulâncias do Samu entregues atendarão às Unidades de Suporte Avançado (USAs) e Unidades de Suporte Básico (USB) nos municípios de Aracoiaba, Caucaia, Eusébio, Horizonte, Itapipoca, Jaguaribe e Maracanaú, Camocim, Crateús, São Benedito, Sobral, Tianguá, Icó, Juazeiro do Norte, Canindé e Tauá.

Durante o evento, o governador ressaltou que ter mais ambulâncias do Samu é ter mais condições de proteger a vida de mais cearenses. “São muitos sofrimentos atenuados graças à atuação do Samu. Vamos continuar trabalhando para que o nosso serviço seja o maior e o melhor do País.”
“Nós vamos cobrir 100% do território cearense [com os serviços pré-hospitalares]. Além disso, nós teremos mais 35 ambulâncias para chegar e distribuir pelo Estado”, disse o governador sem especificar datas.

A secretária de saúde, Tânia Mara, também esteve presente na entrega. Ela comentou sobre a extensão do atendimento: “O nosso Samu é o maior em cobertura territorial do País, atendendo 183 municípios do Estado. Nós realizamos 100 atendimentos diários e três mil atendimentos por mês. Nós salvamos vidas e evitamos que pacientes sejam sequelados”.
Segundo ela, é preciso melhorar a prestação de serviços do Samu] com mais bases e melhorias nas condições de trabalho. “A entrega de ambulâncias desse nível implica em modernização da frota e a promoção de um atendimento de qualidade e seguro”, acrescenta.
Já o superintendente do Samu, Nilson Mendes, ressaltou que carros novos asseguram atendimentos mais eficientes. “O Samu Ceará conta com uma frota de 160 ambulâncias, três motolâncias e três aeromédicos. Essas novas frotas trazem uma economia para o Estado. Carros novos trazem maior eficiência ao serviço.”
Elmano também falou de outros aspectos da saúde, como a importância dos mutirões de cirurgias e o retorno às campanhas de vacinação.
“Daqui a algumas semanas nós vamos anunciar o nosso mutirão do Ceará para atender o nosso povo. Vamos voltar a ter campanha de vacinação e fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Tem gente que acha que a vacinação é um direito individual. Nós temos que ter corresponsabilidade na vida em comunidade. Eu me vacino para me proteger e proteger a sociedade”, finalizou.

Fonte- O povo


Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content