Procon-SP se manifesta após polêmica sobre venda de ingressos de RBD
Após notificar a Eventim por conta de problemas na venda de ingressos para os shows da banda RBD em São Paulo, o Procon-SP se manifestou em nota sobre o caso. O órgão informou que solicitou “explicações sobre problemas registrados por consumidores”.
A confusão começou após uma série de reclamações dos fãs do grupo mexicano, que relatam problemas ao tentar efetuar compras e questionam a velocidade com que os ingressos esgotaram, sugerindo que há um favorecimento a cambistas, que costumam vender os ingressos mais à frente, a preço elevados.
Segundo o comunicado, a Eventim “deverá informar se identificou a origem dos problemas descritos nas reclamações e quais medidas foram adotadas”. O Procon-SP quer “comprovação da carga de ingressos disponibilizados à comercialização” e “comprovação de mecanismos adotados pela empresa para evitar a comercialização na pré-venda e venda de ingressos individuais e/ou lotes a “cambistas” e empresas terceirizadas”.
O Procon-SP notificou a empresa Eventim Brasil São Paulo Sistemas e Serviços de Ingressos LTDA. solicitando explicações sobre problemas registrados por consumidores relatando problemas na aquisição de ingressos para o show do Grupo RBD.
A empresa deverá informar se identificou a origem dos problemas descritos nas reclamações e quais medidas foram adotadas.
O Procon-SP também quer que a Eventim apresente:
comprovação da carga de ingressos disponibilizados à comercialização (pré-venda e venda ao público em geral), em todas as modalidades e setores, para cada dia do evento;
– forma de processamento e pagamento dos bilhetes vendidos pelo seu site e canais de venda físicos;
– comprovação de mecanismos adotados pela empresa para evitar a comercialização na pré-venda e venda de ingressos individuais e/ou lotes a “cambistas” e empresas terceirizadas;
– informações detalhadas sobre os custos relativos a aquisição de cada modalidade de ingresso, discriminando todos os valores incidentes – taxas, fretes, descontos promocionais dentre outros, apresentando;
– cópia do material publicitário e das mídias de divulgação do evento, veiculados nos meios de comunicação e nas redes sociais pela organizadora e parceiros na pré-venda e venda.
A Eventim deverá informar sobre o funcionamento de seus canais de atendimento aos consumidores, para recebimento e tratamento de demandas de natureza operacional e financeira.
A empresa tem até o dia 31 de janeiro para responder aos questionamentos do Procon-SP.
Fonte- Metropoles