Barreiras e lombadas são instaladas para proteção das garças
A iniciativa tem como objetivo de proteger diversas espécies de aves que entram em reprodução no período chuvoso e que se reproduzem no local.
Barreiras de velocidade foram colocadas em torno do bairro Belchior, em um trecho da Avenida Maria da Conceição Azevedo. A iniciativa do munícipio se faz necessária uma vez que a passagem de veículos em alta velocidade pode assustar as aves.
Durante o mês de janeiro até maio, acontece à reprodução de garças e outras espécies de aves, conhecida popularmente como garça-branca-pequena, garça-branca-grande e a garça-vaqueira.
Além dessas barreiras, o município centralizou uma sinalização temática (Silêncio! Devagar. Não buzine. Aves em reprodução). A intenção é conscientizar condutores a diminuir a velocidade e respeitar o espaço da espécie.
Segundo Cleiton Oriente, médico veterinário de pequenos animais do Uninta, esse é um período essencial para reprodução, no qual tem essa união na formulação de ninhos. Essas aves procuram esse espaço próximo à água para que elas tenham sucesso nessa fase. “Elas precisam de silêncio, elas fazem um grupo grande, elas não passam nenhuma ameaça para o ser humano”, destacou o Dr° Cleiton Oriente.
De acordo com a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), as barreiras devem permanecer até o fim do mês de maio quando termina o período de reprodução das aves.