Mesmo com boas chuvas, apenas 3 açudes cearenses estão sangrando

Compartilhe

Outros 9 estão com 90% da capacidade de armazenamento.

As boas chuvas que caem no Ceará desde o começo do ano aumentaram o volume de água dos açudes cearenses que abastecem de água a população do estado.

Mesmo com boas chuvas, apenas 3 açudes cearenses estão sangrando
Foto: Funceme

Três açudes do Ceará estão com 100% de volume e 9 estão com volume superior a 90% de sua capacidade, segundo último boletim emitido pelo Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). As chuvas das últimas semanas contribuíram para o aumento no volume de parte dos açudes monitorados pelo órgão.

O açude Caldeirões, no município de Saboeiro; o Germinal, em Palmácia; e o Rosário, em Lavras da Mangabeira estão com 100% da capacidade e já transbordam. São esses os 3 reservatórios nessa situação no Ceará, hoje.

Ainda segundo a COGERH, 68 açudes estão com menos de 30% da capacidade de armazenamento.

Maiores reservatórios

Apesar dos bons índices de chuvas, o Ceará segue com os maiores reservatórios ainda com volumes relativamente baixos. O Castanhão tem, atualmente, 19,57% da sua capacidade; o Orós, segundo maior do estado, está com 44,58%, um índice bem melhor que o Castanhão; Já o Banabuiú está com 8,98% da sua capacidade total.

Prognóstico da Funceme

Em janeiro, Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicou que o Ceará teria 50% de probabilidade para as chuvas “acima do normal” em 2023. Conforme o órgão, o cenário é positivo. De acordo com o então secretário do Meio Ambiente (Sema), Artur Bruno, a expectativa era de que o volume das chuvas no estado fossem o melhor dos últimos 11 anos.

(*) Informações GC +

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content