Anvisa suspende lotes de preservativos por falha em testes
Verificação apontou que produtos estouraram antes do prazo de validade especificado na embalagem.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a venda, a distribuição, a propaganda e o uso de lotes de preservativos masculinos das marcas Blowtex Zero e Blowtex Sensitive Super Aloe Vera, da Fábrica de Artefatos de Látex Blowtex Ltda. A decisão, que foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (23), se deu após falhas nos testes de estouro antes do prazo de validade. As informações são do jornal O Globo.
A agência alega que a medida preventiva foi tomada “considerando que os lotes dos produtos falharam nos ensaios de estouro, após três anos, o que impossibilita a manutenção de sua validade por até cinco anos”, portanto, não passaram nos testes antes do período máximo de duração do produto descrito na embalagem.
Segundo a Anvisa, a Blowtex deu início a “ações de campo de recolhimento” dos itens. A empresa já avisava sobre os problemas com a validade em nota disponível em seu site.
“Esteja ciente de que alguns lotes de nossos preservativos Blowtex Zero e Blowtex Sensitive Super Aloe Vera têm uma data de validade incorreta. Esses lotes foram inicialmente produzidos com prazo de validade de 5 anos a partir da data de fabricação. Testes laboratoriais recentes indicaram que pode haver um risco maior de ruptura para preservativos com mais de 3 anos de fabricação”, diz o comunicado.
FONTE: DIÁRIO DO NORDESTE