Governo do Ceará projeta investir R$ 15 milhões no Parque Nacional de Jericoacoara
Em janeiro, o Estado do Ceará havia enviado ofício ao Governo Federal solicitando a suspensão de edital de concessão da unidade.
Após suspensão de concessão do Parque Nacional (Parna) de Jericoacoara, localizado no município de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, à iniciativa privada, o governo do Estado deve debater com municípios e sociedade civil sobre a gestão da Unidade de Conservação. Segundo o governador Elmano de Freitas (PT), a suspensão permite que o Estado possa, inclusive, debater investimentos na casa dos R$ 15 milhões para a manutenção e operacionalização do Parque Nacional.
A interrupção do edital para concessão foi anunciada no fim de semana pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após ofício enviado pelo governador. “Temos uma compensação ambiental de uma usina de gás natural que vai se instalar no Ceará e queremos pegar parte desse recurso e aplicar absolutamente na melhoria do Parque Nacional de Jericoacoara.
O investimento, na avaliação do chefe do Executivo cearense, além de beneficiar turistas e visitantes, vai garantir melhorias aos que moram e trabalham na Vila de Jericoacoara.
(*) Informações Direto ao Ponto