Deficientes visuais terão Cartão-Resposta com fonte ampliada

Compartilhe

Adaptação é uma das novidades do Enem 2023. Participantes também poderão contar com folha de redação em tamanho maior.

“Eu perdi muito tempo. No momento em que me senti sã novamente, falei: ‘vou voltar a estudar’. Recomecei da primeira série, fazendo educação de jovens e adultos (EJA). Meu sonho era terminar o segundo grau. Agora, o objetivo é fazer o Enem, adquirir boas notas e conseguir uma bolsa”. Os planos são da cearense Gonçala Marques, 47 anos.

O Cartão-Resposta da prova, que até então era impresso em fonte padrão (tamanho 12) para todos os participantes, será adaptado no caso das pessoas com deficiência visual (tamanho 18). O objetivo é proporcionar mais autonomia ao transcrever as respostas e a redação para a folha usada de fato na correção.

Avaliação de atendimento – A coordenadora-geral de Desenvolvimento da Aplicação do Inep, Andreia Gonçalves, analisou as avaliações de atendimento especializado dos participantes do Enem 2018, 2019 e 2020 durante seu pós-doutorado (realizado em 2021). O principal motivo de queixa era o tamanho do Cartão-Resposta das provas ampliada e superampliada. A partir disso, ela propôs ao Instituto a ampliação dos cartões para todas as aplicações.

  • A Avaliação de Atendimento Especializado é aplicada para compreender se os recursos cumpriram o objetivo de garantir acessibilidade e isonomia. 

“A partir disso, demos início a um estudo mais amplo, conversamos com as instituições aplicadoras, com as gráficas e conseguimos ampliar o tamanho do cartão”, explicou a coordenadora-geral. O Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) foi o primeiro a contar com a adaptação. Segundo Andreia, o retorno sobre a melhoria no Revalida foi satisfatório: o cartão em tamanho maior foi escolhido por todos os participantes com deficiência visual. Vale ressaltar que, ainda assim, a opção em tamanho padrão e o auxílio de um transcritor seguem disponíveis nos exames.

Maior autonomia – O Inep convidou participantes que solicitaram prova superampliada no Enem 2022 para ir até a sede da Autarquia, em Brasília, e conhecer, em primeira mão, o novo cartão adaptado. Para Gonçala Marques, preenchê-lo nesse novo formato a deixará ainda mais em pé de igualdade com quem enxerga sem dificuldades. ”Minha visão é complicada. Na hora da prova, eu começo com a vista descansada. Pareço uma criança que chegou à sala de aula pela primeira vez. Em cinco minutos, estou pedindo ajuda. As letras sobem, descem, apagam, mas o novo cartão-resposta é ótimo”, avaliou. A folha de redação também terá tamanho ampliado.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content