Ceará é o estado do país que mais mata pessoas trans no 1º bimestre de 2023, aponta pesquisa

Compartilhe

Entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, quatro pessoas trans foram assassinadas no Ceará.

O Ceará é o estado do Brasil com maior número de assassinato de pessoas trans entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Rede Trans Brasil, divulgada nesta segunda-feira (6).

Conforme a Rede Trans, na América Latina, este ano, o Brasil lidera entre mortes de pessoas trans e travestis. Foram 22 assassinatos somente no primeiro bimestre. O estado que mais registrou os crimes foi o Ceará, com quatro mortes, sendo três mulheres trans e um homens trans.

O presidente do Conselho LGBT do Crato, Gilney Matos, destacou os casos registrados, na grande maioria das vezes, na região do Cariri cearense.

“Pelo segundo ano consecutivo a gente estampa os primeiros lugares nessa cena de violência. Nós temos 184 municípios aqui no Ceará onde o Cariri se destaca no alto índice de violência. A gente pensa: ‘até quando a gente vai enterrar, a gente vai sofrer, a gente vai chorar pelos nossos irmãos e irmãs LGBTs?’”, pontuou.

Segundo o Observatório Cearense de Mortes e Violências LGBT, entre janeiro e fevereiro no Ceará, nove pessoas LGBTs foram assassinadas. Duas delas na cidade do Crato.

(*) Informações G1

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content