Gabigol e Cano lutam pela supremacia no Fla-Flu
Centroavantes gostam de gols contra rivais e podem fazer a diferença no duelo desta quarta.
Flamengo e Fluminense vão decidir a Taça Guanabara nesta quarta-feira, no Maracanã. Separados por um ponto na tabela de classificação, as equipes vivem momentos distintos, mas têm na vitória um objetivo em comum. O duelo pode ser exemplificado pelo “X1” entre os artilheiros: Gabigol e Germán Cano. Carrascos de Fla e Flu, os centroavantes buscam guiar seus respectivos times à vitória.
Enquanto Gabi tem uma história mais rica diante do Fluminense, por estar desde 2019 no Flamengo, Cano foi mais decisivo na última temporada.
Desde que chegou ao Flamengo, Gabigol tem sido sinônimo de bola na rede. No entanto, o Fluminense é uma de suas vítimas preferidas. Ninguém marcou mais que Gabriel em Fla-Flus nos últimos cinco anos, e o poder de decisão do atacante foi fundamental para as conquistas dos Cariocas de 2020 e 2021.
Ao todo, Gabi já balançou as redes 10 vezes em 17 clássicos. Seu melhor jogo foi justamente a decisão do Carioca de 2021, quando marcou dois e levantou a taça no fim.
Na temporada passada, mesmo com o vice para o Fluminense de Germán Cano no Estadual, Gabi marcou em três dos cinco jogos entre as equipes.
Em números, a fase de Gabigol na temporada é boa: são 11 jogos, nove gols e uma assistência. Apesar disso, o momento coletivo do Flamengo não é dos melhores e isso tem minado o desempenho do atacante, que não marca há três partidas.
Após um 2022 fantástico, onde foi o artilheiro do futebol brasileiro com 44 gols marcados, Germán Cano iniciou o novo ano devendo. Nos quatro primeiros jogos da temporada, o atacante do Fluminense não foi às redes nenhuma vez, igualando seus maiores jejuns pelo clube de Laranjeiras.
A má fase, porém, acabou diante do Audax, quando o argentino marcou três gols. De lá para cá, Cano marcou em todos os jogos e já é novamente o artilheiro do Flu na temporada. Contra o Vasco, foram dois gols. Contra a Portuguesa, mais dois. Diante do Bangu, no último sábado, novamente mais dois gols. Ao todo, são nove gols em oito jogos em 2023.
O adversário desta quarta-feira traz boas recordações para o camisa 14. No ano passado, Cano enfrentou o Flamengo cinco vezes e balançou as redes em quatro oportunidades.
No primeiro jogo da final do Carioca, o centroavante fez os dois gols da vitória por 2 a 0. Na volta, quando o Fluminense conquistou o título, o argentino também deixou sua marca. O outro gol contra o Rubro-Negro aconteceu no primeiro turno do Brasileirão 2022, onde o Fla venceu por 2 a 1.
O Fla-Flu será disputado às 21h10 (de Brasília), no Maracanã, e tem promessa de casa cheia para a disputa da Taça Guanabara. Gabigol e Cano devem ser titulares, embora o Rubro-Negro, de Vítor Pereira, tenha mais desfalques que o Tricolor de Fernando Diniz.
Fonte: Lance