Governo Federal descarta 13º para beneficiários do Bolsa Família
Conforme o ministro, o objetivo do Governo Federal é proporcionar geração de emprego e renda para que a população tenha acesso a direitos trabalhistas.
O Governo Federal não deve retomar o pagamento do 13º para beneficiários do Bolsa Família. A informação foi repassada pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias.
13º do Bolsa Família
“Como o nome diz, é uma bolsa: Bolsa Família. Ela não é um contrato de salário, de remuneração, nem na lógica do setor público nem na lógica do empregado do setor privado”, disse o ministro, ao Estadão/Broadcast. Vale lembrar que a parcela extra do benefício foi paga apenas em 2019, no primeiro ano de governo de Jair Bolsonaro.
Sobre o questionamento, Dias rebateu o assunto. “Tivemos um momento (durante o qual o 13º foi pago) muito mais pensando em estratégia eleitoral. Mesmo assim, em um ano apenas, 2019, em que se teve o pagamento extra. A partir daí, não teve mais. Isso mostra que era um ponto fora da linha, que o próprio governo anterior deve ter avaliado e visto que era um equívoco”, rebateu.
Conforme o ministro, o objetivo do Governo Federal é proporcionar geração de emprego e renda para que a população tenha acesso a direitos trabalhistas. “Teremos a oportunidade de trabalhar o ponto principal, que é a inclusão socioeconômica”, argumentou.
O Bolsa Família volta a ser pago aos beneficiários no dia 20 de março deste ano. O calendário de pagamentos do mês foi divulgado pela Caixa Econômica Federal. O benefício integra programa de políticas públicas de assistência social, saúde, educação, emprego e renda.
O auxílio é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o País. Além de garantir uma renda básica a essas famílias, o programa busca simplificar a cesta de benefícios e estimular a emancipação dessas famílias para que alcancem autonomia e superem situações de vulnerabilidade social.
NIS com final 1: 20 de março;
NIS com final 2: 21 de março;
NIS com final 3: 22 de março;
NIS com final 4: 23 de março;
NIS com final 5: 24 de março;
NIS com final 6: 27 de março;
NIS com final 7: 28 de março;
NIS com final 8: 29 de março;
NIS com final 9: 30 de março;
NIS com final 0: 31 de março.
(*) Informações GC MAIS