Vacinação contra a Monkeypox começa em março no Ceará

Compartilhe

Segundo a Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará, o Estado soma 580 casos confirmados da doença e mais de 2 mil notificações. A pasta ainda aguarda informe do Ministério para saber quantas doses o Estado receberá.

Ministério da Saúde anunciou o envio de 46 mil doses a estados e municípios para campanha de vacinação contra a mpox (varíola dos macacos). De acordo com o jornal Estadão, a aplicação do imunizante começa na próxima segunda-feira, 13. O Ministério da Saúde, no entanto, ainda não confirmou a data. As vacinas serão enviadas de acordo com o andamento da imunização e com as demandas de cada unidade federativa, segundo a pasta federal.

Conforme a Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará, o Estado soma 580 casos confirmados da doença e mais de 2 mil notificações. Atualmente, 6 casos estão em investigação. Em nota ao divulgada a imprensaa Sesa informou que está aguardando “informe técnico do Ministério da Saúde, que dirá a quantidade de doses para o Ceará”. A pasta estadual adiantou “que [as vacinas] serão destinadas ao público mais vulnerável, por imunossupressão [quando com diminuição da imunidade de forma geral]”.

Conforme dados do IntegraSUS, gerido pela Sesa, o Ceará tem 580 casos confirmados da doença, sendo a maioria em homens com idade entre 30 e 39 anos (210 casos). Nas mulheres, a doença é mais recorrente na idade entre 20 e 29 anos (22 casos). Os sintomas mais recorrentes são erupção cutânea, febre, lesão genital, adenomegalia (linfonodos com tamanho aumentado) e cefaleia (dor de cabeça).

Até o último balanço, a doença foi confirmada em 10 crianças, de 0 a 9 anos, sendo 7 em meninas e 3 em meninos. A última atualização é de 16h15 desta quarta-feira, 8.

* Informações OpiniãoCE

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content