Volta da exigência de visto para americanos no Brasil

Compartilhe

Desde 2019, cidadãos dos EUA e de Japão, Canadá e Austrália têm isenção. Retomada ocorreu após governo consultar países sobre benefício a brasileiros. ‘O Brasil não concede isenção unilateral de vistos de visita, sem reciprocidade’, disse o Itamaraty.

A partir do dia 1º de outubro, cidadãos de Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália serão novamente obrigados a tirarem o visto de turista para entrar o Brasil. Desde junho de 2019, eles estão isentos dessa autorização por um decreto do ex-presidente Jair Bolsonaro.

A decisão do ocorreu após consultas do governo Lula a esses quatro países sobre a possibilidade de isentar os brasileiros de vistos, em respeito ao princípio da reciprocidade, um conceito do Direito Internacional que estabelece que os países devem ser tratados igualmente.

Ao reverter a isenção do visto, o governo Lula avaliou que o impacto da retomada deverá ser pequeno e usou como evidência os dados de fluxo de entrada de pessoas desses países desde 2019.

O ingresso de turistas dos EUA registrou alguns picos no Brasil após a isenção do visto, mas o aumento não foi muito maior do que antes dessa medida vigorar.

*Informações G1

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content