Ceará envia tropa da polícia para reforçar segurança no RN
O Governo do Ceará informou que vai enviar 32 policiais militares e 10 carros da polícia ao Rio Grande do Norte para reforçar a segurança no estado, que passa por uma série de ataques a pelo menos quatro dias.
O embarque da tropa, segundo a Polícia Militar, aconteceu às 6h desta sexta-feira (17) com destino a Mossoró.
Desde a terça-feira (14), mais de 20 cidades, incluindo a capital, Natal, registram ataques a tiros e incêndios contra prédios públicos, comércios e veículos públicos e privados, que, segundo as autoridades locais, são realizados por uma facção que atua nos presídios.
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) apura as motivações dos ataques em um inquérito sigiloso. Até o momento, segundo o MPRN, a causa apontada é a insatisfação dos detentos com a ausência de “regalias”, inclusive visitas íntimas — que não estão previstas na Lei de Execuções Penais. As visitas íntimas estão suspensas desde o massacre de Alcaçuz, em 2017.
Mensagens que circularam nas redes sociais e são atribuídas ao Sindicato do Crime –a facção dominante no estado– mencionam uma suposta união com o Primeiro Comando da Capital (PCC) para atacar prédios públicos, em represália às condições nas unidades prisionais.