Inteligência Artificial otimiza tarefas fiscais das empresas

Compartilhe

Tak é capaz de identificar, organizar e analisar dados para auxiliar e evitar autuações fiscais por lançamentos equivocados.

O sistema tributário do Brasil é considerado o mais complexo do mundo devido à quantidade de normas a níveis federal, estadual, distrital e municipal. E estar atento a essas obrigações tributárias é algo imprescindível para quem tem um negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte, incluindo também os microempreendedores.

Segundo levantamento do Banco Mundial, as empresas brasileiras gastam, em média, 1.500 horas de trabalho ao ano para cumprir com todas as obrigações junto ao Fisco. Percebendo esse cenário moroso, um sistema utilizando Inteligência Artificial (IA) foi criado para otimizar o processo tributário e fiscal.

A ideia partiu do advogado tributarista Menndel Assunção Oliver Macedo. “Ao longo dos anos, fui percebendo que, muitas vezes, as autuações fiscais em uma empresa ocorriam por conta de informações lançadas de forma equivocada. E ter uma IA capaz de identificar, organizar e analisar dados fiscais e tributários foi uma forma encontrada para auxiliar e evitar essas situações.”

A Tak é a primeira inteligência artificial no Brasil pensada para facilitar a vida de quem tem um negócio.

O sistema de IA consegue mostrar, em tempo real, como o Fisco enxergaria o cenário da empresa caso houvesse uma fiscalização. Nesse sentido, é possível sanar inconsistências antes mesmo de uma autuação fiscal.

Além disso, a Tak oferece soluções para as empresas que já estão passando por uma autuação, fazendo uma contenção de riscos. A IA ainda conta com um serviço de recuperação tributária, que resulta em uma análise mais detalhada dos tributos pagos.

Dessa forma, se houver algum tributo pago de forma indevida, é feita uma retificação das informações fiscais e implementação do crédito dos pagamentos indevidos junto ao Fisco.

Ao todo, a Tak disponibiliza três serviços e seis produtos que facilitam e otimizam o tempo gasto com as atribuições tributárias, ocasionando uma diminuição de horas destinadas a esse processo.

O primeiro passo é cadastrar o certificado digital da empresa no sistema da Tak. “Não é necessário baixar qualquer arquivo ou instalar algum programa, tudo funciona de forma virtual, com dados criptografados na nuvem”, esclarece o CEO da TakTech, Menndel Macedo.

Num primeiro momento, a IA faz a extração de todas as documentações fiscais da empresa junto ao Sped (Sistema Público de Escrituração Digital – plataforma de encaminhamento das informações de Pessoas Jurídicas à Receita Federal). Ela faz a captura das notas fiscais (NF-e, NFC-e, CT-e, CT-eOS, NFS-e e SAT).

Após a coleta dos dados, o sistema criptografa e os salva na nuvem, respeitando as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Contudo, o cliente pode ter acesso às informações quando quiser, durante o período mínimo de cinco anos.

E tudo isso, a IA faz em um curto período de tempo. Para captura e monitoramento das notas fiscais, por exemplo, a Tak consegue fazer a leitura completa em uma hora. Com uma equipe convencional, o mesmo trabalho demoraria em torno de 56 horas. Já a leitura dos Speds, é feita em 60 minutos, sendo que o processo normal leva em média cinco horas.

Outro produto oferecido pela Tak é a apuração mensal de contabilidade com rastreio de mês a mês. “E funciona em dois módulos, o primeiro (BI Fiscal) reúne um conjunto de mais de 2.600 consultas pré-estabelecidas no qual o cliente terá facilidade em saber determinadas informações em tempo real, com relatórios gerados em no máximo um minuto”, explica Menndel.

O segundo módulo é a calculadora, que faz um mapa das apurações tributárias para auxiliar na contabilidade mês a mês. A Tak é capaz de auditar o que ocorreu e o que está sendo feito em relação à equipe contábil e fiscal da empresa.

“Ela faz a captura das notas fiscais e dos Speds de forma automática, trazendo, em tempo real, quais as possíveis inconsistências naquelas declarações mensais que poderiam gerar um passivo. Então você já faz aquela correção”, aponta o CEO da TakTech, Menndel Macedo.

Além disso, o sistema da Tak oferece um produto de auditoria dividido em dois módulos: o primeiro (Audit) serve para auditar todos os Speds de obrigações fiscais a nível federal e estadual efetuando inclusive o cruzamento entre eles, bem como com todas as notas fiscais; e o segundo (Stock) a nível estadual.

“No fim, o que o cliente vai ter é um compliance fiscal, tributário e contábil por um preço muito mais acessível, por uma escalabilidade muito maior, uma precisão muito mais rápida e em curtíssimo espaço de tempo.”

De acordo com Menndel, em 14 meses de operação da Tak, o sistema já teve 1.288 CNPJs cadastrados, além de 22 atestados de capacidade técnica com cases de empresas como Tambasa, Camil e Big Box. A expectativa para este ano é de aproximadamente mais 4 mil novos cadastros de Pessoa Jurídica.

Fonte: Metrópole

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content