Palmeiras vence o Cuiabá na estreia pelo Brasileirão
Endrick e Flaco López marcaram para o Verdão, que chegou a 25 jogos de invencibilidade no Allianz Parque.
Em busca do 12º título brasileiro, sendo o segundo consecutivo, o Palmeiras estreou na competição com vitória por 2 a 1 sobre o Cuiabá, no Allianz Parque, na tarde deste sábado (15). Endrick e Flaco López marcaram para o Verdão. Raniele anotou o gol do Dourado.
O duelo marcou o reencontro da equipe alviverde com o atacante Deyverson, autor do gol que deu o título da Libertadores ao Palestra, em 2021, contra o Flamengo, em Montevidéu. O jogador foi recebido com homenagens no vestiário, antes da partida, e foi bastante ovacionado pela torcida no decorrer do jogo.
O confronto também marcou uma expulsão para cada lado. Do palmeirense, o técnico Abel Ferreira recebeu o sétimo cartão vermelho desde que chegou ao clube, no fim de 2020. O português ficou revoltado com algumas faltas que não foram marcadas, já no final do primeiro tempo e, após constantes reclamações de forma efusiva, foi mandado para o vestiário pelo árbitro mineiro Paulo César Zanovelli. Já do lado do time do Mato Grosso, o volante Filipe Augusto recebeu dois cartões amarelos em um intervalo de cinco minutos. O primeiro por reclamação, já o segundo por cometer uma falta em Gabriel Menino.
Foi o primeiro jogo de Deyverson no Allianz Parque após deixar o Palmeiras, no ano passado. Autor do gol do título continental do Verdão, em 2021, contra o Flamengo, o centroavante foi bastante homenageado pela torcida palmeirense antes da bola rolar. O nome dele foi bastante celebrado quando a escalação do Cuiabá foi anunciada.
A Mancha Verde, principal torcida uniformizada do Verdão, homenageou o atacante ao gritar ‘Deyvinho’ após celebrar todos os titulares da equipe alviverde, como é comum em todos os jogos.
Antes da bola rolar, os jogadores de Palmeiras e Cuiabá se reuniram no centro do gramado do Allianz Parque e respeitaram um minuto de silêncio, seguido de um período de salva de palmas em todo o estádio, em memória do Rei Pelé, que faleceu no fim do ano passado. Flávia, uma das filhas do Atleta do Século, e Arthur, que é um dos netos, estiveram presentes na arena palmeirense.
O Palmeiras começou o Brasileirão de 2023 da mesma forma com que terminou o de 2022: com tudo. Em cima, o Verdão abriu o placar logo aos quatro minutos de partida, com o garoto Endrick. A trama iniciou do lado direito, com Flaco López, que na partida atuou na função naturalmente exercida por Raphael Veiga, no meio-campo. Dudu recebeu pela esquerda e deu ótima assistência para a revelação palmeirense, bem posicionada na pequena área, somente escorar para o fundo das redes. Foi o primeiro gol do campeonato.
Com o tempo, o Palmeiras foi diminuindo o ritmo e também passou a ter problemas com a arbitragem, comandada pelo mineiro Paulo César Zanovelli, principalmente por conta de faltas não marcadas. De tanto reclamar, o técnico Abel Ferreira pela sétima vez desde que assumiu o Verdão, em dezembro de 2020.
Conforme o tempo ia passando, o nervosismo do Palmeiras era mais evidente, principalmente após a perda do treinador. O Cuiabá, que não tinha nada a ver com isso, aproveitou o momento de instabilidade palmeirense e aproveitou algumas falhas para empatar o jogo. No último minuto da etapa inicial, Deyverson achou Jhonathan Cafú pela direita, e o atacante do Dourado cruzou na cabeça de Raniele. O volante apareceu como elemento surpresa, com total liberdade, nas costas de Marcos Rocha.
Se o Palmeiras havia perdido um elemento no banco de reservas, o Cuiabá perdeu um em campo logo no início do segundo tempo. Em cinco minutos, o volante Filipe Augusto recebeu dois amarelos e foi para o chuveiro mais cedo. A primeira situação foi aos seis minutos, por reclamação. Já a segunda, aos 11, quando o jogador cometeu uma falta em Gabriel Menino e foi advertido com um novo cartão amarelo.
Aos 15 minutos do segundo tempo, a comissão técnica do Palmeiras optou pela saída de Endrick, autor do primeiro gol, para a entrada de Rafael Navarro. Dois minutos depois, o centroavante recebeu um passe na pequena área, mas parou na defesa do goleiro Walter.
Porém, quem salvou a pele do centroavante palmeirense foi Flaco López, que também atuou na posição, mas, como já descrito, atuou como meio-campista contra o Cuiabá. No lance seguinte ao gol perdido por Navarro, o argentino aproveitou uma bola rebatida pela defesa do Dourado, após cruzamento de Vanderlan, e encheu o pé para dar a vitória para o Verdão.
É bem verdade que Dudu acertou um porrada na trave já no fim da partida, mas os minutos finais do jogo foi de apreensão para os palmeirenses, principalmente quando viram o lateral Matheus Alexandre subir mais alto que toda a defesa palmeirense após cobrança de escanteio já nos acréscimos e parar em ótima defesa do goleiro Weverton, que teve o seu nome cantado pela torcida palmeirense após o lance.
Fonte: Lance