Preço do gás natural vai cair 8,1% para distribuidoras dia 1° de maio

Compartilhe

A redução foi anunciada nesta segunda-feira, 17, pela Petrobras.

A Petrobras anunciou na manhã desta segunda-feira (17), redução de 8,1%, do gás natural para distribuidoras, a partir do dia primeiro de maio. O presidente da estatal, Jean Paul Prates, disse que pretende rever a posição da empresa em relação ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Segundo ele, a petrolífera vai se defender das acusações de condutas abusivas nos mercados de óleo e gás.

Os contratos com as distribuidoras preveem ainda atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás, vinculando esta variação às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio. Durante o trimestre em referência, o petróleo teve queda de cerca de 8,7% e o câmbio teve apreciação de aproximadamente 1,1%.

A parcela do preço relacionada ao transporte do gás é atualizada anualmente no mês de maio, vinculada à variação do IGP-M, e sofrerá atualização de aproximadamente 0,2% a partir de maio de 2023.

A empresa ressaltou também que a atualização anunciada para para o início de maio não se refere ao preço do GLP (gás de cozinha), envasado em botijões ou vendido a granel.

O que é gás natural?
O gás natural é um combustível fóssil oriundo da degradação de matéria orgânica ao longo de milhares de anos e sob condições ideais de pressão e temperatura.

A composição dele é feita de uma mistura de hidrocarbonetos leves, como metano, etano, propano e butano. Ele pode ser originalmente encontrado em acumulações de rochas porosas no subsolo terrestre ou marinho em seu estado gasoso.

Devido às suas propriedades físico-químicas e à contínua evolução científica, o gás natural é utilizado em diversos setores da atividade econômica, como produção de eletricidade, comércio, residências, setor de transportes e matéria prima em processos industriais e químicos.

Fonte: O Povo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content