Presidente do Banco Central recebe Prêmio Inovação para o Desenvolvimento Econômico
Economista Roberto Campos Neto será homenageado em razão das ações de democratização e inclusão financeira.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, será agraciado com o Prêmio Inovação para o Desenvolvimento Econômico, no dia 29 de maio, durante evento promovido pelo Conselho Regional de Economia do Ceará (Corecon-CE) em parceria com o Instituto Brasileiro de Executivos em Finanças (IBEF-CE), em Fortaleza. A cerimônia será realizada na Universidade de Fortaleza (Unifor).
O presidente será homenageado em razão das ações de democratização e inclusão financeira. O sistema foi estruturado na gestão de Roberto Campos Neto, que “revolucionou o sistema bancário nacional, permitindo celeridade e maior eficiência do sistema de pagamentos e transferências de recursos no Sistema Financeiro Nacional”.
O presidente do Corecon-CE, Igor Lucena, ressalta que “o prêmio é uma forma de incentivar pesquisas e estudos, nas esferas pública e privada, sobre questões econômicas importantes e de reconhecer os esforços e realizações dos economistas que buscam soluções para os desafios econômicos do mundo”.
Conforme o Banco Central, no último mês de abril, o Pix já alcançava mais de 147 milhões de usuários, 410 milhões de contas e 600 milhões de chaves cadastradas. Somente no mês de abril foram movimentados mais de R$ 1,1 trilhão por meio do Pix.
Ainda segundo Igor Lucena, o economista Roberto Campos Neto não se limitou aos objetivos clássicos do Banco Central, “tendo optado por compreender com mais profundidade os problemas da sociedade brasileira e de aproximar de maneira efetiva o trabalho da autoridade monetária aos anseios de uma sociedade em profunda transformação”.
A edição 2023 do Prêmio Inovação para o Desenvolvimento Econômico é concedido pelo Corecon/CE, e conta com o apoio institucional, da Universidade de Fortaleza (Unifor), da BS Cash, Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, Corpvs Segurança, CERC, Guanabara, Libercard e Sindecon/CE.
Além do trabalho como presidente da autoridade monetária no controle da inflação, defesa do poder de compra, organização e fiscalização do sistema financeiro nacional, a gestão de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central vem sendo marcada por três importantes feitos, segundo Igor Lucena: “O primeiro foi a inserção de milhões de brasileiros no sistema financeiro nacional por meio de novas tecnologias como o pix e o Open finance.
Fonte: GCMais