Maior terreiro de Umbanda do Ceará recebe pajé do Acre para ritual de Umbandaime

Compartilhe

O terreiro Palácio do Zé, localizado no Eusébio, é liderado pelo Pai Paulo de Ayrá. A pajé Pey, da etnia indígena Huni Kuin, do Acre, veio repassar conhecimentos ancestrais.


Maior terreiro de Umbanda do Ceará, o terreiro Palácio do Zé, localizado no Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, recebeu neste sábado, 20, a pajé Pey, da etnia indígena Huni Kuin, do Acre, praticante do Umbandaime — sincretismo de Umbanda e Santo Daime. 

Pai Paulo de Ayrá, líder do terreiro e pai de santo há mais de 20 anos, recebeu os indígenas para um momento de troca de saberes tradicionais. 

O Santo Daime é uma manifestação religiosa com origem na região amazônica que utiliza o chá ayahuasca. A pajé utiliza práticas de medicina ancestral, como limpezas com ervas, explica a assessoria do terreiro. Na oportunidade, os filhos da casa tiveram oportunidade de aprender as técnicas ancestrais.

A pajé, que veio com os filhos, facilitou um ritual de ayahuasca com Umbanda aberto para os visitantes do terreiro. Pais e mães de santo de outras casas também estiveram presentes. 
Para Paulo de Ayrá, receber os indígenas huni kuin foi “uma experiência única e conhecimento dobrado”. “A medicina ayahuasca vem das ervas, das matas e é usada nos cultos como forma de abrir a mente e criar visões místicas. Seu uso pode combater dependências químicas, males físicos e mentais. Também é usada para o tratamento de ansiedade, depressão e estresse pós-traumático”, diz.

A organização da gira, o culto da umbanda, solicitou aos visitantes a doação de alimentos, que serão direcionados aos indígenas, conforme o líder religioso. 

“Sempre faço esse trabalho de ajudar comunidades carentes, igrejas e, hoje, além de adquirir e repassar esses conhecimentos para meus filhos de santo e visitantes, também estarei ajudando os indígenas. Aqui no Palácio de Zé trabalhamos muito o amor e a prosperidade, não trabalhamos com mal como muitas pessoas confundem”, acrescentou.

Além de atuar como pai de santo de Umbanda e babalorixá de Candomblé, ele é especialista em jogo de cartas, tarot e búzios. Pai Paulo de Ayrá também é terapêuta holístico de diversas terapias integrativas, como constelação familiar. 

O terreiro Palácio do Zé foi fundado em 2001 e atualmente está localizado no Coaçu, no Eusébio, com capacidade para mil pessoas. Cerca de 600 pessoas, em média, participam de cada gira no local. A assessoria frisa que, além da Umbanda, o local é um centro holístico que “abriga a espiritualidade de um modo geral, plural e aberto para a formação de saberes”. 

Fonte: Opovo

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content