Operação resgata quase 20 canários-da-terra criados em cativeiro em Itapipoca
Ação policial foi originada por denúncia anônima. Responsável pelo cativeiro vai responder por crime ambiental.
Uma operação da Polícia Ambiental do Ceará resgatou 18 canários-da-terra (Sicalis flaveola), também chamados de canarinhos, mantidos em cativeiro dentro de uma residência em Itapipoca. A ação foi realizada, após denúncia anônima. Os pássaros silvestres eram criados em gaiolas.
Os policiais foram até a casa do responsável pelo cativeiro por volta das 8 horas, mas não o encontraram no local. A esposa do homem, que estava no imóvel, autorizou a entrada dos agentes de segurança. Durante vistoria, os canários foram encontrados em um dos cômodos da residência. Todos estavam presos, mas não apresentavam sinais de maus-tratos.
Os pássaros foram recolhidos e levados para a Delegacia Regional de Itapipoca. O suspeito vai responder por crime ambiental. De acordo com a Polícia, as aves passarão por processo de reabilitação e posteriormente serão devolvidas ao seu habitat natural.
O Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA-CE) ressalta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a autorização obtida, é crime ambiental.
A população pode denunciar este tipo de crime por meio do número 190. A ligação é gratuita e o serviço funciona permanentemente, em regime de prontidão.
Fonte: SSPDS/ Chico Nildo