LaLiga e autoridades espanholas são notificadas pelo governo brasileiro após ato racista contra Vinícius Júnior

Vini Jr. foi atacado por parte da torcida do Valencia ISABEL INFANTES/REUTERS
Compartilhe

Ministérios da Igualdade Racial e do Esporte, além do presidente do Senado e do titular da pasta da Justiça, repudiaram agressão.

O governo brasileiro vai notificar a LaLiga (federação reguladora do futebol espanhol) e as autoridades espanholas devido aos atos racistas contra Vinícius Júnior, na Espanha. Neste domingo (21), o brasileiro foi atacado por parte da torcida do Valencia, que esteve presente no estádio de Mestalla, na Espanha, para ver o jogo do clube contra o Real Madrid, pelo Campeonato Espanhol.

Em nota divulgada no perfil oficial do Instagram, o Ministério da Igualdade Racial repudiou o ocorrido e prestou apoio ao jogador. A pasta, liderada por Anielle Franco, afirmou que “não tolerará racismo nem aqui nem em qualquer outro país”.

“Repudiamos mais uma agressão racista contra o @vinijr. Notificaremos autoridades espanholas e a La Liga. O Governo brasileiro não tolerará racismo nem aqui nem fora do Brasil. Trabalharemos para que todo atleta brasileiro negro possa exercer o seu esporte sem passar por violências”, informou o ministério em comunicado.

Também em nota, o Ministério do Esporte prestou solidariedade ao atleta da seleção brasileira e anunciou a criação de um grupo de trabalho. “Não podemos aceitar que o futebol tenha cenas de preconceito racial.”

O brasileiro escreveu que a Espanha o acolheu e que ele ama o país; no entanto, reitera que a nação é racista: “Lamento pelos espanhóis que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content