Vara da Infância e Juventude de Sobral promove Semana da Adoção 2023
O objetivo é a aproximação da Justiça com a comunidade e a divulgação de informações necessárias para a sociedade.
A Vara Única da Infância e Juventude de Sobral está promovendo desde a segunda-feira (22) a Semana da Adoção 2023 – Semeando direitos e afetos, com o tema Direito da gestante de entrega de bebês para a Justiça e o fortalecimento do Sistema Nacional de Adoção (SNA). A ação, desenvolvida com uma extensa programação, tem como parceiros universidades, hospitais e o município de Sobral.
O objetivo, de acordo com a Dra. Kathleen Nicola Kilian, juíza da Vara da Infância e Juventude de Sobral, é a aproximação da Justiça com a comunidade e a divulgação de informações sobre tema sensível e necessário para conhecimento da sociedade.
Como parte da programação, nesta quarta-feira (24), o CRAS Mimi Marinho recebeu a ação com oferta de serviços de cidadania pelos cursos de Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição e Odontologia, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social (SEDAS) e o Centro Universitário Uninta.
Em entrevista cedida ao programa Estação 101, dos radialistas Leew Vasconcelos e Rydiele Oliveira, da Rádio Paraíso, a Dra. Kathleen Kilian, disse que além de aproximar a Justiça da comunidade levando a informação de como funciona o sistema nacional de adoção, a Semana da Adoção 2023, leva ao conhecimento da mulher, o direito da gestante de entrega de bebês para a justiça.
“O nosso papel é divulgar esse direito da mulher que ainda não é totalmente capitalizado na sociedade. O objetivo das ações é levar cidadania, aproximar a população da Justiça e viabilizar a informação que é tão importante da obrigatoriedade do cumprimento do Sistema Nacional de Adoção e do direito da entrega de bebês para a Justiça. Esta informação é relevante para evitarmos o abandono de incapazes, sendo que existe um caminho simples, rápido, fácil e nada burocrático”, disse a Dra. Kathleen Kilian.