Nvidia apresenta supercomputador de 1 exaflop para IA generativa
O Nvidia DGX GH200 é o segundo supercomputador do mundo a alcançar a marca de 1 exaflop por segundo.
A Nvidia revelou o supercomputador DGX GH200 AI, uma poderosa máquina com desempenho de 1 exaflop por segundo, fornecendo ferramentas para que as gigantes da tecnologia desenvolvam concorrentes para o ChatGPT. Esta é uma das novidades da marca na Computex 2023, que será aberta nessa terça-feira (30) em Taipei (Taiwan).
Para executar 1 quintilhão de operações a cada segundo, a plataforma conta com 256 superchips Grace Hopper, combinação que permite a ela trabalhar como uma única GPU. Além disso, a reunião dos componentes fornece 144 TB de memória compartilhada, o equivalente a cerca de 500 vezes mais memória do que a geração anterior.
Combinando uma CPU Nvidia Grace baseada na arquitetura Arm com uma GPU Nvidia H100 Tensor Core, a máquina usa ainda a tecnologia NVLink-C2C para conectar os superchips. De acordo com a fabricante, o método aumenta a banda entre CPU e GPU em até sete vezes e ainda reduz o consumo de energia.
Todo este poder do novo supercomputador Nvidia DGX GH200 AI será disponibilizado para que os clientes da fabricante sediada nos Estados Unidos desenvolvam a próxima geração de mecanismos de inteligência artificial (IA) generativa. A ideia é superar o chatbot da OpenAI, que tem feito grande sucesso.
Microsoft, Meta e Google serão as primeiras empresas a testar o poderoso desempenho do DGX GH200 AI, de acordo com a Nvidia, no desenvolvimento de modelos mais avançados de IA generativa. Mas a performance otimizada da máquina também será aproveitada em outros segmentos, como nos serviços na nuvem.
“A nova escala NVLink e a memória compartilhada dos Superchips Grace Hopper abordam os principais gargalos da IA em larga escala e estamos ansiosos para explorar seus recursos para o Google Cloud e nossas iniciativas de IA generativa”, disse o vice-presidente de computação do Google Cloud, Mark Lohmeyer.
O supercomputador Nvidia DGX GH200 AI deve estar disponível até o final deste ano, quando o desempenho real do dispositivo será conhecido.
Fonte: Techmundo