Após flagra, prefeitura proíbe circulação de quadriciclos UTV na Vila de Jericoacoara
Após flagra de veículos UTV (uma espécie de quadriciclo) circulando em área de preservação entre os municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara, no litoral oeste, a prefeitura de Jijoca de Jericoacoara proibiu o tráfego desses veículos “na Vila de Jericoacara, nas proximidades de lagos, lagoas, dunas, restingas ou qualquer área de preservação (APA) permanente no município”. Os prestadores de serviço que oferecem veículos do tipo terão até 15 dias para se adequar.
O flagra em vídeo ocorreu na APA Lagoa de Jijoca, popularmente conhecida como Lagoa do Paraíso, uma área de preservação dividida entre os municípios de Cruz e Jijoca de Jericoacoara. O g1 publicou as imagens na última segunda-feira (5), mostrando, pelo menos, sete veículos trafegando pela beira da lagoa, no ponto de encontro da água, da areia e da vegetação. Após a passagem dos veículos, é possível ver as águas escurecidas.
O decreto foi publicado pelo prefeito Lindbergh Martins nesta quarta-feira (7). No texto, o gestor ainda reforça que fica proibida a entrada, permanência, tráfego, passagem e circulação de qualquer tipo.
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou uma audiência com a Prefeitura de Jijoca após o caso, onde a gestão municipal se comprometeu a proibir o trânsito. O encontro aconteceu ainda na terça-feira (6).
“A audiência foi conduzida pelo promotor de Justiça Marcos Luiz Nery Filho, titular da Promotoria de Justiça de Jijoca de Jericoacoara. O prefeito da cidade, Lindbergh Martins, e a procuradora geral do município, Samantha Santos Sousa, participaram do momento e debateram a aplicação de medidas urgentes de combate ao crescente fluxo de veículos na Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa de Jijoca, também conhecida como Lagoa do Paraíso”, disse o MPCE.
Veículos UTV
Os veículos UTV são uma mistura de carro e quadriciclo. Seu nome é uma sigla: Utility Task Vehicle, em tradução literal, veículo utilitário multitarefas. Assim como os quadriciclos, os UTV não podem receber placas, portanto, não podem circular em vias públicas, ficando restrito apenas a passeios e competições.
Por sua estrutura, que permite piloto e copiloto, estes veículos se tornaram bastante populares nos ralis e em regiões com areia, como é o caso de praias, onde também passaram a ser vistos com maior frequência nos últimos anos.
Fonte- G1