EXCLUSIVO: ETE do Renato Parente em total abandono
O esgoto que deveria estar sendo tratado na estação está sendo despejado no Riacho Mucambinho, de acordo com informações.
O Sistema Paraíso tem feito uma séria de reportagem sobre a situação do sistema de esgotamento sanitário de Sobral, gerenciado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). A precariedade da maioria dos equipamentos tem causado transtorno aos moradores através de vazamentos de esgoto.
De acordo com informações obtidas pelo Portal Paraíso, o não funcionamento das Estações de Tratamento de Esgotos (ETEs), ocasiona a poluição do Rio Acaraú, Mucambinho e Riacho Pajeú, entre outros, crime ambiental, denunciado pelo deputado estadual Dr. Oscar Rodrigues, na Assembleia Legislativa do Ceará, dia 30 de maio deste ano.
Desta vez a reportagem do Sistema Paraíso foi até à ETE Renato Parente e se deparou com um cenário de total abandono e sem funcionamento. O esgoto que deveria estar sendo tratado na estação está sendo despejado no Riacho Mucambinho de acordo com informações.
A ETE do Renato Parente é do tipo ‘Lodos Ativados’, tecnologia de alta eficiência utilizada mundialmente no tratamento de efluentes, composta com dois reatores de fluxo ascendente e dois filtros submersos aerado.
Tomada por vegetação e de difícil acesso a estação teve seus equipamentos furtados como: bombas submersas, dosadoras de cloro, compressores, quadros de comando, até o transformador de energia que ficava no poste.
O Portal Paraíso tentou contato com a assessoria de imprensa do SAAE, mas não teve retorno.