Após denuncia, Ministério Público do Ceará visita ETEs do SAAE

Compartilhe

O vereador de Sobral, Tiago Ramos, acredita que o Ministério Público detectou o abandono em todas as ETEs visitadas.

O Ministério Público do Ceará (MP-CE) visitou na manhã desta quarta-feira (21) o Rio Acaraú e sete Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), depois de denúncia feito através de uma reportagem do jornalista Paulo Porfírio publicada no Sistema de Comunicação Paraíso dia 2 de junho.

De acordo com o jornalista Paulo Porfírio, o objetivo da visita do MP é constatar a veracidade da denúncia feita. Com isso, dá uma resposta à população sobralense que há muito tempo suspeitava, mas não tinha uma constatação através de um material como o da reportagem que mostrou a situação de abandono das ETEs.

O Vereador Tiago Ramos (MDB) autor do pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar prováveis irregularidades no sistema de esgotamento sanitário do (SAAE), foi o único parlamentar sobralense que acompanhou a visita do MP às estações. De acordo com Tiago Ramos, em 2018 foi aprovado um empréstimo no valor, atualizado, de R$ 250 milhões para fazer o saneamento de Sobral, mas atualmente as ETEs se encontram em situação de abandono e sem os equipamentos necessários para a operacionalidade.

Segundo o vereador, devido a situação de abandono das estações, o Rio Acaraú é o maior captador de esgoto em Sobral, um crime ambiental denunciado pelo deputado estadual Dr. Oscar Rodrigues (Uinião) na Assembleia Legislativa do Ceará, dia 30 de maio.

“Depois de muitas denúncias através de reportagens feitas pelo Sistema Paraíso e pelo jornalista Paulo Porfírio protocolei pedido de investigação para que busque realmente os erros e onde foi gasto o valor de R$ 250 milhões, empréstimo aprovado em 2018 pelo Câmara Municipal de Sobral. Depois de todo o material publicado chamou atenção do MP e nesta quarta-feira acompanhamos a comitiva coordenado pelo promotor Paulo Henrique Freitas e assessores. Acho que no entendimento do MP foi detectado o abandono em todas as ETEs visitadas”, disse o edil.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content