5 alimentos excelentes para aumentar a produção de testosterona
A testosterona é um hormônio importante para a saúde dos homens e das mulheres. Ela atua diretamente na manutenção da libido, na composição muscular e na saúde dos ossos. Também está relacionada ao ânimo e à disposição para enfrentar as tarefas diárias.
Por volta dos 50 anos, é comum que os níveis de testosterona caiam. Em pessoas mais jovens, hábitos de vida ruins, como trocar o dia pela noite ou ter uma alimentação desequilibrada, também podem levar a uma baixa produção de testosterona.
“O consumo excessivo de gorduras, açúcares e alimentos ultraprocessados afeta a produção de hormônios. A alimentação, o sono e os exercícios físicos têm um papel fundamental na regulação hormonal”, alerta a nutricionista Isabela Zago, especialista em Nutrição Esportiva e Fisiologia do Exercício, com clínica em Brasília.
Os níveis de testosterona são avaliados por meio de exames de sangue e variam de acordo com o sexo e a idade. Caso os seus não estejam nos padrões recomendados, é importante acertá-los. A nutricionista Isabela Zago sugere alguns alimentos para estimular a produção de testosterona:
- Frango e porco
As carnes de frango e porco são fontes de proteína magra. Também são ricas em zinco, um mineral que está associado à produção de testosterona. - Ovos O colesterol bom contido nos ovos é fundamental para a sintetização da testosterona.
- Folhas verde-escuras
Isabela Zago explica que as folhas verde-escuras, como brócolis, couve e rúcula, são ricas em indol-3-carbinol (I3C), um composto que aumenta os níveis de testosterona no organismo.
- Alho
“O alho contém alicina, uma substância que estimula a produção do hormônio”, diz a nutricionista. - Salmão
O salmão é rico em magnésio e ômega 3, nutrientes que auxiliam no aumento da produção de testosterona.
Fonte- Metrópoles