Médico veterinário do Hovet recebe prêmio por desenvolver ferramenta de ensino de baixo custo

Pró-Reitora Administrativa, Profa. Ma. Ingrid Soraya de Oliveira Sá e Vice-Reitora Dra. Lara Martins Spíndola Rodrigues Meneses premiando o Médico Veterinário, Robson Honorato. Foto: Uninta
Compartilhe

Dr. Robson Honorato ficou em primeiro lugar geral do Encontro Pedagógico 2023.2 do Centro Universitário Uninta

O Centro Universitário Uninta promoveu nos dias 27 e 28 de julho, no Auditório Central Oscar Spíndola Rodrigues, o Encontro Pedagógico 2023.2 que em sua programação contou com o Prêmio de Inovação Pedagógica. O prêmio reúne as melhores práticas de ensino utilizadas pelos professores e nesta edição o docente do curso de Medicina Veterinária e médico do Hospital Veterinário do Uninta (Hovet), Dr Robson Honorato, foi contemplado com o primeiro lugar geral.

Dr. Robson desenvolveu um projeto intitulado “Desenvolvimento e utilização de modelo anatômico de baixo custo para fins didáticos na disciplina de técnica cirúrgica”, que é uma ferramenta de ensino para proporcionar ao aluno a possibilidade de executar e treinar manobras cirúrgicas vistas em sala de aula.

Diferente dos modelos existentes, voltados para o ensino anatômico e não cirúrgico, de valor extremamente alto, a ferramenta criada por Dr. Robson foi desenvolvida a partir de materiais recicláveis e de custo absurdamente baixo e que permite não apenas o ensino anatômico, mas também cirúrgico e de fácil confecção, inclusive pelos alunos no conforto do seu lar.

Segundo o professor, “era necessário, também, que essa ferramenta fosse biologicamente segura, já que existem sim formas de treino com peças anatômicas verdadeiras conservadas quimicamente, contudo, os produtos utilizados são lesivos a saúde humana, como é o caso, por exemplo, do conhecido formol”.

Sobre a premiação Dr. Robson Honorato disse que “o reconhecimento por esse projeto estimula o professor a buscar se renovar cada vez mais. Além de mostrar que existem inúmeras possibilidades de ensino passíveis de serem estudadas, desenvolvidas e aplicadas ao ensino da medicina veterinária”, afirmou o docente.

Fonte : Assessoria de Comunicação do HOVET

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content