Bolsa Família assusta brasileiros
O governo federal deu um enorme susto em milhões de famílias beneficiadas e viciadas com o Bolsa Família, que nos meses recentes vem tendo seu valor reduzido, segundo o próprio governo, para que o programa se torne mais seguro e efetivo. Com essa diminuição, embora parcial, muitos beneficiários suspenderam a picanha e a cervejinha do final de semana, voltando a optar pelo ovo com sardinha, que são maravilhosos no sabor e na saúde.
O choque que ocorre todas às vezes em que se mexe no valor do benefício, é a grande prova da dependência criada em relação ao programa, que tirou boa parte dos brasileiros, notadamente os do campo de suas lidas, colocando-os na lista dos inválidos e dependentes da ajuda governamental que, apesar de irrisória, faz com que alguns não precises sair da rede mais cedo para encarar o sol e os patrões.
O Bolsa Família, quem diria, contextualizou o trecho do poema de Zé Dantas: “mas doutor, uma esmola, para um homem que é são, ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão”. Naquela época, anos 60, era uma imoralidade; hoje em dia é um prêmio à indisposição de muitos e um cabresto governamental. Fosse uma bolsa de ferramentas e um treinamento ao trabalho, aí sim, o Brasil seria diferente do modelo escravocrata que pratica, prendendo o povo pobre pela barriga e dominando suas vontades. É claro que não o bom senso não permite que se critique programas sociais, contudo, não é justo que se cale a impertinência da discordância dos vícios que alimentam a miséria e míngua o crescimento de uma Nação.
✒️Editorial Jornal Paraíso 31/07/2023