Sobral é a fonte de calor do Nordeste
O Nordeste é quente, o Ceará é quente, todavia, Sobral é, certamente, a fonte de calor mais intensa de toda região. Ano a ano as temperaturas se elevam no município, causando espanto para o restante do país. A comprovação da Teoria da Relatividade, por Eisntein, em Sobral, deixou claro que a cidade é privilegiada pelo Sol, e isso faz com que haja cada vez mais uma corrida de sobralenses em busca do frescor das serras e das praias mais próximas.
Já superando 40 graus, o calor sobralense faz com que a população e os visitantes desconfiem que a cidade está subindo e se aproximando do Sol, ou se está descendo rumo ao inferno. Com muito humor, há quem diga que o sobralense tem o couro grosso e pode até morar em vulcão. Brincadeiras à parte, o que o poder público e a sociedade sobralense têm feito para reverter tal situação? Por que não fazem campanhas sistemáticas em favor da criação de novos bosques, de distribuição de mudas, de redução de IPTU para quem adotar uma árvore, por que não fazem nada? Será que o desejo é mesmo o de que todos sejam sapecados?
É sabido que o mundo inteiro passa por mudanças climáticas, e que tal ocorrência vem citada em diversos capítulos da Bíblia, no entanto, o sobralense está acomodado e sobrevivendo às sombras das poucas árvores, do vapor dos ventiladores e do aparente resfriamento dos aparelhos de ar condicionado. Dificilmente haverá seres humanos habitando Sobral nas próximas décadas, caso não sejam tomadas providências no sentindo de minimizar essa enorme onda de calor que a tudo consome.
✒️Editorial Jornal Paraíso 07/08 /2023