Cobranças indevidas lideram queixas dos usuários de transportes por app
Dezenas de reclamações como essas, feitas contra a Uber e a 99 POP, foram atendidas desde 2021 pelas principais entidades de defesa do consumidor ativas no Estado
Usuários de aplicativos de transporte reclamam de cobranças abusivas no Ceará Os aplicativos de transporte, como Uber e 99 POP, oferecem uma alternativa mais barata e prática para os passageiros que precisam se locomover. No entanto, muitos usuários desses serviços têm enfrentado problemas com cobranças indevidas ou excessivas. Essa é a principal queixa registrada pelas entidades de defesa do consumidor no Ceará nos últimos três anos.
Segundo dados do Programa Estadual de Defesa do Consumidor (Decon-CE), entre janeiro de 2021 e a última terça-feira, 25, foram recebidas 115 reclamações de passageiros sobre os dois aplicativos mais utilizados no Estado. Dessas, 93 foram contra a Uber e 22 contra a 99 POP. As cobranças indevidas incluem taxa extra, cancelamento de viagens, valor final da corrida diferente do estimado e pagamento duplicado.
Na capital cearense, o cenário é semelhante. De acordo com o Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza), entre 2021 e maio de 2023, foram registradas 39 reclamações sobre os aplicativos de transporte. A maioria delas também se refere a cobrança indevida ou abusiva.
Os passageiros que se sentirem lesados pelos aplicativos podem procurar os órgãos de defesa do consumidor para fazer suas denúncias e solicitar o ressarcimento dos valores cobrados indevidamente. Além disso, é importante guardar os comprovantes das corridas e verificar se o valor cobrado está de acordo com o informado pelo aplicativo.
Fonte: O Povo