Projeto-piloto busca avaliar e fortalecer a educação étnico-racial nas escolas municipais
A iniciativa é fruto de uma parceria entre MPCE, UFCA e o Laboratório de Inovação (Lino) do MPCE.
O projeto-piloto que visa diagnosticar e intervir na implementação das diretrizes sobre educação das relações étnico-raciais nas escolas municipais será implantado em Nova Russas a primeira cidade a receber o projeto, no Ceará. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) e o Laboratório de Inovação (Lino) do MPCE.
O projeto-piloto faz parte do Sankofa, um mapa da educação das relações étnico-raciais no Ceará, que tem como objetivo geral formar cidadãos orgulhosos de sua identidade e cultura, respeitando a diversidade e a democracia. O diagnóstico será feito por meio de formulários elaborados por um grupo de trabalho interinstitucional coordenado pelo Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc).
A reunião para alinhamento das ações do projeto-piloto ocorreu na última sexta-feira (11/08) e contou com a participação de representantes do MPCE, da UFCA e da 3ª Promotoria de Justiça de Russas. A expectativa é que, após a aplicação do projeto-piloto em Russas, as estratégias de atuação possam ser replicadas em outros municípios cearenses.