Santa Catarina volta a exportar carne de frango para o para o Japão
A decisão foi confirmada pelo governo catarinense de pois que o Japão anunciou a retirada do embargo
O Japão anunciou que retirou a suspensão sobre a importação de carne de frango de Santa Catarina, que estava em vigor desde julho, quando foram detectados casos de influenza aviária em aves domésticas de subsistência no estado. A decisão foi confirmada pelo governo catarinense, que comemorou a retomada das vendas para o maior importador de carne de frango do estado.
A suspensão japonesa afetou apenas Santa Catarina, que é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como área livre de influenza aviária. O estado registrou dez focos da doença, sendo nove em aves silvestres e um em aves de subsistência, mas nenhum em aves comerciais.
O governo catarinense informou que enviou todas as informações solicitadas pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão sobre os casos e as medidas adotadas para controlar a situação. Além disso, houve uma aproximação diplomática entre os dois países, com visitas do embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, ao estado e ao país asiático, respectivamente.
Um novo acordo entre os governos do Brasil e do Japão também definiu que as restrições de exportação dos produtos cárneos de frango e ovos devem ficar limitadas apenas aos municípios onde houver detecção de focos da gripe aviária e não mais para o estado todo.
Santa Catarina é o maior produtor e exportador de carne de frango do Brasil. Em 2022, o estado exportou cerca de 1 milhão de toneladas do produto para mais de 130 países, gerando uma receita de US$ 2,1 bilhões. O Japão foi o principal destino, comprando US$ 310,8 milhões em carne de frango, ovos e seus subprodutos do estado.