Mudanças climáticas podem gerar mais crises sanitárias, alerta G20

Foto: Edwalcyr Santos
Compartilhe

Os desastres naturais podem sobrecarregar os sistemas de saúde e comprometer a oferta de serviços essenciais

Incêndio na localidade Alegre em Sobral – Foto: Edwalcyr Santos

Em encontro na Índia, os ministros da Saúde do G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo) afirmaram que as mudanças climáticas podem provocar mais emergências sanitárias globais. Em um documento de 25 parágrafos foi abordado temas como doenças infecciosas, desastres naturais e sistemas de saúde.

Segundo o documento, as mudanças climáticas podem aumentar o risco de surgimento e reaparecimento de doenças infecciosas. Além disso, os desastres naturais podem sobrecarregar os sistemas de saúde e comprometer a oferta de serviços essenciais. “Reconhecemos a necessidade de melhorar a resiliência dos sistemas de saúde contra os impactos da mudança climática”, diz o texto.

Os ministros também destacaram a importância de fortalecer os sistemas de vigilância sobre as doenças infecciosas existentes e a cooperação entre os centros de prevenção e controle de doenças. O Brasil foi representado na reunião pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, que defendeu a ampliação de parcerias.

“Com base nas lições aprendidas na pandemia de covid-19, chegamos ao consenso de construir sistemas de saúde mais resilientes, igualitários, sustentáveis e inclusivos, equipados para lidar com desafios globais sanitários e emergências públicas sanitárias futuras”, afirma o documento. “Também reconhecemos a importância de integrar uma perspectiva de gênero ao desenhar sistemas de saúde, considerando necessidades específicas de mulheres e meninas, com o objetivo de atingir a igualdade de gênero nos sistemas de saúde”.

Outro ponto abordado no documento foi a necessidade de melhorar o conhecimento sobre a covid longa e seus efeitos individuais, sociais e econômicos.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content