Alece retoma Pacto pelo Pecém e firma acordo de cooperação com entidades públicas e privadas

Foto: Site Governo do Estado do Ceará
Compartilhe

O acordo foi assinado entre a Alece e as entidades públicas e privadas que acreditam no potencial do CIPP como uma mola propulsora da economia cearense

Iniciativa da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o Pacto pelo Pecém foi retomado nesta terça-feira (22/08), no auditório do Instituto Federal do Ceará – campus Pecém, durante a assinatura do acordo de cooperação entre as entidades públicas e privadas que acreditam no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) como uma mola propulsora do desenvolvimento sustentável do Estado.

Assinaram o documento o presidente da Alece, Evandro Leitão (PDT); o governador do Ceará, Elmano de Freitas; os prefeitos de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, Vitor Valim e Marcelo Teles, respectivamente; o presidente do CIPP, Hugo Figueiredo; o presidente da Associação das Empresas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Aecipp), Eduardo Amaral; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Ricardo Cavalcante, e o idealizador do Pacto pelo Pecém e ex-secretário executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece Eudoro Santana.

Evandro Leitão lembrou que o diagnóstico traçado entre 2012 e 2014 pela Alece apontou os desafios que o CIPP enfrentaria. Destacou ainda que este novo momento do Pacto pelo Pecém propõe uma agenda estratégica de governança.

“É necessário viabilizar a gestão interna do complexo e promover a integração do planejamento e a implementação das políticas públicas na área direta de influência do CIPP. Também devem-se estabelecer mecanismos de atração e fixação das cadeias produtivas, visando dinamizar os efeitos positivos desse equipamento para todo o Estado”, pontuou.

No documento assinado hoje, após 10 anos de crescimento do CIPP, com a parceria do Porto de Roterdã, e a perspectiva da instalação do Hub de Hidrogênio Verde e da chegada da ferrovia Transnordestina, a Alece se compromete a, junto ao poder público, setor produtivo, sociedade civil e conhecimento acadêmico, propor ações de curto, médio e longo prazo para a implantação de um modelo de governança compartilhada, que seja adequado e eficiente frente aos atuais e futuros desafios, dialogando com todos os setores e segmentos envolvidos.

DECISÕES DIALOGADAS

O governador Elmano de Freitas pontuou os benefícios previstos com a retomada do Pacto pelo Pecém. “O crescimento do Porto deve representar melhoria de vida para a população que vive nesses municípios, através da geração de mais emprego e renda para as comunidades. E é fundamental que todas as decisões para esse crescimento sejam tomadas de forma dialogada”, enfatizou. 

A ideia de transformar o Pecém num espaço de desenvolvimento econômico sustentável com justiça social e respeito ao meio ambiente é mais antiga que o próprio pacto, segundo o ex-secretário executivo do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da Alece Eudoro Santana. “Tem mais de 30 anos. Nesse período, o crescimento do Pecém foi constante. Eu fico feliz que hoje essa ação seja retomada. Além de gerar riqueza, é preciso responsabilidade social e ambiental. Esse trabalho precisa ter essa visão”, frisou.

O presidente do CIPP, Hugo Figueiredo, ressaltou o protagonismo da Alece na coordenação do Pacto pelo Pecém. “Precisamos destacar a importância da Assembleia, que foi o local onde surgiu a ideia e de onde se desenvolveu toda a articulação para que pudéssemos pensar no complexo como um modelo de desenvolvimento”, destacou. 

Fonte: Da Redação/com Assessoria da Alece

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content