Encceja 2023: Exame oferece oportunidade de certificação e continuidade dos estudos
O exame é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada
No próximo domingo, 27 de agosto, mais de 1,1 milhão de pessoas farão as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023. O exame, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é destinado a jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade apropriada e buscam a certificação para o ensino fundamental ou médio.
O Encceja possibilita a retomada da trajetória escolar e abre portas para a continuidade dos estudos. É o caso de Zulene Santos, 70 anos, moradora do Gama, no Distrito Federal. Ela parou de estudar quando se casou e engravidou, logo após terminar o ensino fundamental. Anos depois, ao trabalhar em um setor onde todos tinham educação superior, ela se sentiu incentivada a fazer mais um progresso na sua vida. Em 2006, ela fez o Encceja e conseguiu o certificado do ensino médio. No ano seguinte, ingressou na faculdade de Secretariado Executivo, onde se formou.
Outra história de superação é a de Jennifer Castro, 32 anos, moradora de Copacabana, no Rio de Janeiro. Ela tinha estudado até o 1º ano do ensino médio, quando, em 2018, encontrou no Encceja uma chance de impulsionar os estudos. “Eu não tinha muito tempo para estudar, em função do trabalho, e já tinha perdido muito tempo. Então, vi que seria a melhor escolha naquele momento”, explicou. Com o certificado do ensino médio em mãos, ela se matriculou no curso de Educação Física e concilia o trabalho de babá com os estudos. “Mudou a minha vida profissional e acadêmica. O Encceja me ajudou a dar esse salto”, afirmou Jennifer.
As provas do Encceja avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar. As secretarias de Educação e os institutos federais utilizam os resultados como parâmetro para certificar os participantes em nível de conclusão do ensino fundamental e médio. O exame também estabelece uma referência nacional para a avaliação de jovens e adultos, tendo, assim, uma relevância multidimensional para a educação brasileira.