Fifa suspende presidente da Federação Espanhola após beijo na final da Copa do Mundo

Compartilhe

Grupos feministas fizeram manifestações em Madri, Santander e Logrono pedindo a renúncia do dirigente.

Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola de Futebol, foi suspenso pela Fifa de todas as atividades relacionadas ao futebol por três meses. O afastamento ocorre após alegações de um beijo não consensual nos lábios da jogadora Jennifer Hermoso, após a vitória da Espanha na final da Copa do Mundo.

A suspensão das atividades nacionais e internacionais entrou em vigor imediatamente, conforme anunciado pela entidade administrativa do futebol mundial em um comunicado sobre a decisão tomada pelo chefe do comitê disciplinar, Jorge Iván Palacio.

A Fifa abriu procedimentos disciplinares contra Rubiales pelas ações no último domingo em Sydney. Rubiales disse que iria se defender para provar sua “completa inocência”.

Rubiales, de 46 anos, tem adotado uma postura considerada desafiadora em relação ao beijo, condenado como indesejado por Jennifer, suas colegas de time e pelo governo espanhol, argumentando que foi consensual.

Federação que ele lidera disse que continuaria apoiando Rubiales. Grupos feministas fizeram manifestações em Madri, Santander e Logrono pedindo a renúncia do dirigente.

O presidente Federação Espanhola se recusou a renunciar, tentando defender seu comportamento e dizendo que o beijo foi “espontâneo, mútuo, eufórico e consensual”.

Já Jennifer alega que não deu consentimento ao beijo e se sentiu “vulnerável e vítima de uma agressão”.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content