Mais de 1 milhão de pessoas fazem o Encceja 2023

Foto: Agência Brasil
Compartilhe

O exame é uma oportunidade para quem não concluiu os estudos e busca obter o certificado de ensino fundamental ou médio

O Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) 2023 foi realizado neste domingo, 27 de agosto, em todo o país. O exame é uma oportunidade para quem não concluiu os estudos na idade adequada e busca obter o certificado de ensino fundamental ou médio. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), mais de 1,1 milhão de pessoas se inscreveram para fazer as provas, que foram aplicadas em 622 municípios e 2.313 locais, com a participação de mais de 120 mil colaboradores.

Os participantes responderam a questões de múltipla escolha sobre as diferentes áreas do conhecimento, além de elaborar uma redação. O tema da redação para o ensino fundamental foi “A importância do respeito às religiões de matrizes africanas” e para o ensino médio foi “Ações para cuidar da saúde mental do trabalhador”. Dos inscritos, 355,85 mil (42,33%) compareceram ao exame.

Entre os candidatos, havia histórias de superação e motivação para retomar a trajetória escolar. A autônoma Nicélia Bernardes, 38 anos, contou que parou de estudar no terceiro ano do ensino médio por causa da maternidade e que foi incentivada pela filha a fazer o Encceja. “Hoje, a minha filha está com 14 anos e foi ela quem me motivou, porque nós pretendemos fazer faculdade juntas.”, disse a moradora do Guará (DF).

O barista Antônio Castro, 21 anos, também interrompeu os estudos por dificuldades financeiras e viu no exame uma chance de melhorar a sua formação. “Após a pandemia, vieram diversos problemas. Eu tinha que trabalhar, já estava com 18 anos, precisava ajudar em casa e acabei desistindo da escola. Então, resolvi tentar concluir os meus estudos pelo Encceja.”, afirmou o morador da Cidade Estrutural (DF).

A estudante de gastronomia Joana Darc, 31 anos, optou pelo Encceja para otimizar o tempo e se estabelecer no mercado de trabalho. “Como estou muito ocupada no curso que faço, não tenho tempo para concluir o ensino médio de outra forma. Então essa foi a escolha que eu fiz para conseguir finalizar e, no futuro, ter uma faculdade ou arrumar um bom emprego na área de gastronomia.”, analisou a moradora do DF.

O Inep informou que receberá os pedidos de reaplicação do Encceja 2023 até a próxima sexta-feira, 1º de setembro. A reaplicação é destinada aos participantes que tiveram problemas logísticos ou que apresentaram sintomas de doenças infectocontagiosas na véspera da aplicação. As solicitações devem ser feitas pelo Sistema Encceja. Quem faltou ao exame por outros motivos deverá justificar a ausência caso pretenda fazer a próxima edição do exame. O prazo para esse procedimento será divulgado no edital do Encceja 2024.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content