Estudante do Uninta apresenta trabalho no maior congresso de ciências forenses da América Latina
A pesquisa abordou o conhecimento e o interesse dos alunos e professores do curso de Fonoaudiologia
A estudante Francisca Lorrana da Silva Simão, do 8º semestre do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário Uninta, participou do Inter Forensics, o maior evento de ciências forenses da América Latina, que aconteceu em Brasília, entre os dias 28 e 31 de agosto.
O trabalho aprensentado pela acadêmica, intitulado “A Perspectiva Discente e Docente Sobre a Área da Fonoaudiologia Forense”, teve como coautores José Flávio Gomes, Jhessy Rodrigues e a professora orientadora Dra. Maria Petrília Rocha. A pesquisa abordou o conhecimento e o interesse dos alunos e professores do curso de Fonoaudiologia sobre a atuação do fonoaudiólogo na área forense.
Lorrana afirma que o interesse no assunto é antigo e que já estuda para concursos na área. “Desde o ensino médio eu vinha fazendo pesquisa acerca da ciência forense, e quando entrei no curso de fonoaudiologia busquei saber se tinha alguma ligação. Na época não tinha, porém, no dia 20 de outubro de 2021 ela teve seu reconhecimento como perícia fonoaudiológica/fonoaudiologia forense. Com isso dei continuidade às minhas pesquisas, voltando mais para a fonoaudiologia. Uma área bastante nova”, disse a estudante.
O Inter Forensics é um congresso que acontece desde 2017 e reúne pesquisadores e profissionais da perícia criminal, pesquisa científica, ambiente jurídico e indústria. O evento tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre as diversas áreas das ciências forenses, bem como divulgar as inovações tecnológicas e as tendências do setor.