O Brasil que se perdeu
O Brasil está cada dia com menos estrelas no seu universo de valores e talentos humanos. As mentes brilhantes do outrora, muitas delas estão carcomidas pela ignorância e/ou comprometidas com a banda podre que domina a maioria dos setores da Nação. Pouco se pode ver das características do passado.
Pouco ou quase nada sobrou do brio dos cidadãos que lutavam com destemor pela defesa da honra e da altivez do seu país. Há uma visível escassez de caráter, de comportamento humano e dignidade, e isso muito nos entristece.
Todos os brasileiros julgavam estar protegidos pela Constituição e guarnecidos pelas Forças Armadas; imaginavam ter ampla liberdade e viver democraticamente, podendo ir e vir livres de perseguidores ou de ordenamentos desalinhados com a grade de deveres e direitos. A cidadania está ignorada e menos importante, quase não participa nas decisões. O poder está nas mãos de poucos e ganância na alma de muitos.
O Brasil precisa, urgentemente, ser reinventado, reciclado e, principalmente, moralizado e humanizado, a fim de que volte a ser uma nação e não uma alcateia de lobos famintos querendo a todos devorar. É preciso que haja uma nova conscientização quanto aos valores que integram uma sociedade, e também os valores éticos, afim de que haja uma conduta correta na forma de viver do povo. A responsabilidade é de todos, o compromisso é de cada um que sonha em ter de volta o Brasil dos briosos e decentes.