BB protege florestas com atuação no mercado de carbono

Foto: Agência Brasil
Compartilhe

Os projetos consistem em compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio de atividades que reduzem ou evitam o desmatamento

O Banco do Brasil (BB) é um dos principais agentes financeiros do país que apoia a preservação ambiental e o desenvolvimento social por meio de projetos de crédito de carbono. Esses projetos consistem em compensar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio de atividades que reduzem ou evitam o desmatamento, promovem o uso de energias renováveis ou transformam resíduos orgânicos em biogás.

Até agosto deste ano, o BB já apoiou seus clientes na elaboração de projetos geradores de crédito de carbono na modalidade desmatamento evitado – REDD+, que significa Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal. Esses projetos protegeram mais de 500 mil hectares de florestas nativas, equivalentes a mais de cinco vezes a área da cidade de São Paulo.

Segundo o vice-presidente de governo e de sustentabilidade empresarial do BB, José Ricardo Sassero, apenas com os projetos em andamento, a expectativa é gerar mais de 60 milhões em créditos de carbono ao longo de 30 anos. Cada crédito de carbono equivale a uma tonelada de CO2 que deixou de ser emitida ou foi removida da atmosfera.

“Estes créditos de carbono com toda certeza se juntarão a outros, oriundos de demais projetos que temos analisado, o que marca nossa posição de liderança no cuidado com o meio ambiente e com as pessoas. Além disso, esses projetos contam com selo social, o que garante investimentos em projetos de melhoria da qualidade de vida das comunidades que habitam as áreas em seu entorno. Como exemplo dessas ações, podemos citar a construção de escolas, saneamento básico, energia renovável e instalação de infraestrutura para internet”, disse Sasseron, em nota.

O BB também informou que, com uma rede de parceiros, tem promovido a implementação de projetos de crédito de carbono a partir de fontes de energia renovável e biodigestores. Esses projetos aproveitam o potencial energético dos resíduos agrícolas, industriais e urbanos, gerando eletricidade limpa e reduzindo as emissões de metano, um dos principais GEE.

Recentemente, o BB realizou leilão de imóveis em que aceitou créditos de carbono como pagamento desses ativos imobiliários. Essa foi uma forma inovadora e sustentável de valorizar os créditos gerados pelos projetos apoiados pelo banco e estimular a demanda por esse tipo de ativo ambiental.

Plano de Sustentabilidade – Agenda 30 BB Desde 2005, o Banco do Brasil conta com um Plano de Sustentabilidade, chamado de Agenda 30 BB. Ele é um instrumento fomentador de negócios e práticas ASG (Ambiental, Social e Governança) na instituição, que busca fortalecer seu papel transformador na promoção de economia de baixo carbono, verde e inclusiva e na ampliação da atuação com criação de valor.

Revisado a cada dois anos e estruturado em torno de desafios em sustentabilidade, o plano se desdobra em compromissos estabelecidos para o período de três anos. Entre os compromissos estão: aumentar a participação dos produtos verdes no portfólio do banco; ampliar o acesso ao crédito rural sustentável; incentivar a adoção das melhores práticas socioambientais pelos fornecedores; reduzir o consumo de água e energia nas dependências do banco; e engajar os funcionários na cultura da sustentabilidade.

O BB é reconhecido nacional e internacionalmente por sua atuação sustentável. Em 2023, o banco foi eleito pela revista Global Finance como o banco mais sustentável do Brasil e da América Latina. O banco também integra os principais índices e rankings relacionados à sustentabilidade corporativa, como o Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI), o Índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3, o Índice Bloomberg Gender-Equality (GEI) e o Relatório de Sustentabilidade Corporativa da ONU.

O BB reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e com o desenvolvimento do país, contribuindo para a agenda global de combate às mudanças climáticas e para a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content