Ação da Semace devolve mais de 40 animais à natureza
A Superintendência do Meio Ambiente do Ceará (Semace) realizou nessa quarta-feira, 20, uma ação para devolver animais silvestres à natureza. Em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a soltura foi feita em uma unidade de conservação no Norte do Estado.
Os animais devolvidos à natureza haviam sido resgatados pela Semace em fiscalizações, ou entregues de forma voluntária à Superintendência. Eles passaram por processo de reabilitação, para se adaptarem novamente à vida selvagem, antes de serem soltos.
Ao todo, 41 animais, de 20 espécies diferentes, retornaram ao habitat. A maioria – 38 exemplares, de 17 espécies – são aves, mas também foram soltos dois tatupebas e uma jiboia-constritora.
Manter animais silvestres em cativeiro rende multa de até R$ 5 milAinda que algumas espécies sejam dóceis ao ser humano, manter animais silvestres em cativeiro é crime ambiental. A prática é passível de multa e apreensão dos exemplares encontrados durante a fiscalização.
O valor pode chegar a R$ 5 mil por indivíduo, no caso de espécies ameaçadas de extinção. Para evitar a penalidade, os criadores podem entregar os animais de forma voluntária.Denúncias de criação irregular de animais silvestres podem ser feitas pelo site da Semace, disponível clicando aqui, ou pelo Disk Natureza, no telefone 0800 275 22 33. O número também pode ser usado para solicitar a entrega voluntária.
Fonte- O povo