Covid-19 volta a crescer em alguns estados, alerta boletim da Fiocruz

Foto: Sérgio Lima/Poder360
Compartilhe

O boletim se refere à Semana Epidemiológica 37 – de 10 a 16 de setembro

O boletim InfoGripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta sexta-feira (22), aponta um ligeiro aumento nos casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) associadas à covid-19 em alguns estados do Sudeste e do Centro-Oeste, com destaque para o Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. O boletim se refere à Semana Epidemiológica 37 – de 10 a 16 de setembro – e tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 18 de agosto.

Segundo o coordenador do InfoGripe, Marcelo Gomes, a população adulta é a mais afetada pelo aumento da covid-19 e é preciso reforçar as medidas de prevenção e vacinação. “O que continua chamando a atenção é essa retomada do crescimento da covid-19, especialmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás. É um processo lento. O Rio de Janeiro chama um pouco mais a atenção, pois a situação está mais clara, mas São Paulo também já começa a ficar mais evidente”, afirmou Gomes, em nota.

Gomes destacou que a vacina bivalente, que protege contra dois tipos de vírus da influenza, está disponível para a maior parte das faixas etárias e que é importante estar em dia com a imunização. “Temos a vacina bivalente, agora disponível para a maior parte das faixas etárias. E mesmo para aquelas faixas para as quais a bivalente ainda não está aprovada, estar em dia com a vacina disponível para a sua idade é fundamental, especialmente agora que observamos esse aumento”, disse.

Em relação aos casos gerais de SRAG no país, o boletim detectou sinal de queda na tendência de longo prazo (últimas seis semanas) e de estabilidade na de curto prazo (últimas três semanas). Já para os vírus da influenza A e para o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), o cenário é de estabilidade ou queda na maioria dos estados. Apesar de ainda ter um volume expressivo no número de ocorrências de rinovírus em alguns estados, principalmente em crianças e pré-adolescentes, há uma tendência de interrupção no crescimento ou início de queda.

O boletim InfoGripe é uma iniciativa da Fiocruz que monitora os casos de SRAG no país desde 2009. O objetivo é fornecer informações atualizadas sobre a situação epidemiológica das doenças respiratórias e subsidiar as políticas públicas de saúde.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Skip to content