MEC lança quer conectar todas as escolas públicas até 2026
O objetivo é garantir o acesso à internet de alta velocidade e aos equipamentos tecnológicos para alunos e professores, com fins pedagógicos
O Ministério da Educação lançou a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, um plano que prevê a conexão de 138,4 mil escolas públicas em todo o país até 2026. O objetivo é garantir o acesso à internet de alta velocidade e aos equipamentos tecnológicos para alunos e professores, com fins pedagógicos. A medida começou passou a valer a partir dessa terça-feira (26).
Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana mais da metade das escolas brasileiras não tem wi-fi atualmente. Algumas até têm algum tipo de conectividade, mas restrita à sala da direção, por exemplo. “Isso é inadmissível no século XXI. A gente precisa dar condições para que nossos estudantes possam aprender com as novas tecnologias, que são fundamentais para o desenvolvimento do país”, disse o ministro.
A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas será coordenada por um comitê formado por representantes dos ministérios da Educação, da Ciência e Tecnologia e da Casa Civil. Os recursos para a implementação do plano virão do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e também do leilão do 5G, que deve ocorrer ainda este ano.
De acordo com o decreto, a estratégia terá quatro eixos de atuação: infraestrutura e conectividade; equipamentos e dispositivos; conteúdos e recursos educacionais digitais; e formação e acompanhamento pedagógico. A meta é que até o final de 2026 todas as escolas públicas tenham internet de alta velocidade, laboratório de informática, tablet, computador, wi-fi e acesso a conteúdos educacionais digitais.